logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Talysson quer escolas ensinando empreendedorismo

Por Assessoria do Parlamentar

Ensinar o aluno a desenvolver capacidades inovadoras com foco no empreendedorismo é o objetivo do Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Talysson de Valmir, PL. A propositura, que está em tramitação na Assembleia Legislativa, dispõe sobre a inclusão da política educacional do empreendedorismo e da inovação na grade curricular do ensino médio da Rede Pública de Sergipe. Como dizia  Albert Einstein,  um dos maiores pensadores do século XX, “educar é preparar a mente para pensar”. É preciso preparar nossos jovens para os desafios no mercado de trabalho. Mais que isso, é preciso ensiná-los a andar com suas próprias pernas”, defende.

Talysson pontua que o desemprego é o maior medo que a juventude atravessa em Sergipe, daí a importância de garantir já no ensino médio noções sobre empreendedorismo e inovação, que possibilitarão a construção de um novo panorama para esses jovens alunos. “Em momentos delicados e de recuperação econômica, são necessárias políticas para o incentivo de práticas que trabalhem o empreendedorismo e a inovação como instrumentos  de transformação da sociedade. O conhecimento é a chave para transformar a realidade dos nossos estudantes”, disse. 

Pelo projeto, fica estabelecido que as escolas estaduais de ensino médio deverão incluir em seus componentes curriculares, em caráter complementar, a Política Educacional do Empreendedorismo e da Inovação. Tal prática poderá ser adotada  também em escolas privadas e as municipais de ensino médio em seus programas curriculares ou como atividades extracurriculares. 

Ainda conforme a propositura, a Política Educacional do Empreendedorismo e da Inovação funcionará como uma forma de atividade complementar à grade curricular dos alunos. Fica a Secretaria Estadual de Educação, por meio de seu corpo técnico, encarregada de planejar e elaborar o programa que será utilizado pela Política Educacional do Empreendedorismo e da Inovação, podendo, inclusive, serem implantados convênios com entes de todas as esferas, universidades e demais órgãos e colegiados ligados ao empreendedorismo no estado. As atividades realizadas no programa serão anexadas ao currículo escolar do jovem, contando inclusive para horas de atividades complementares necessárias para formação. 

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo