Talysson promove encontro entre secretários de turismo

Por Assessoria Parlamentar

Turismo está na ordem do dia em todo o mundo, afinal é uma área em constante expansão e que gera renda e emprego, além de movimentar uma gigantesca cadeia econômica. Com foco na importância desse setor, o deputado estadual Talysson de Valmir (PL), pediu audiência com o secretário de Estado do Turismo, Sales Neto e, no encontro ocorrido nesta quarta, 28, levou a secretária de Indústria, Comércio e Turismo, Sônia Maria, para a reunião. Na oportunidade, o tema inicialmente debatido foi a segurança em pontos turísticos itabaianenses.

“Já estive com o Tenente Coronel Sidney Barbosa, do 3º Batalhão da PM, e ele me informou que a troca de veículos maiores por outros menores prejudica o acesso a áreas turísticas rurais, a exemplo de Porções da Ribeira, um lugar belíssimo e que só precisa de infraestrutura, que a prefeitura já está efetivando, e de segurança para atrair cada vez mais turistas do mundo inteiro. E seria bom que o governo revisse isso, disponibilizando veículos de maior porte”, disse o deputado à Sales Neto que, por sua vez, anotou a reivindicação e garantiu que a levará para a secretaria de Segurança.

Já Sônia Maria aproveitou a oportunidade para pedir mais segurança na Serra de Itabaiana, uma vez que a região é bastante frequentada e precisa da garantia de que os visitantes estarão seguros durante as visitas. “Nesse caso, trata-se de uma área federal. Nós só temos acesso se houver uma ocorrência e formos chamados. Não podemos fazer rondas preventivas sem a autorização da administração do Parque Nacional”, observou o secretário Sales Neto, no que o deputado Talysson se prontificou a entrar em contato com o a direção do parque e, se necessário, buscar autorização do Governo Federal para que o Estado possa contribuir com mais segurança na região.

Além desses pleitos, tanto o deputado como a secretária expuseram diversas ações realizadas pela prefeitura da Itabaiana e manifestaram o interesse de estabelecer parceria com a pasta de Turismo estadual, além de outros setores do governo. “A atual administração asfaltou e urbanizou totalmente o povoado Carrilho, que é a Capital Nacional da Castanha. E está asfaltando também o povoado Taboca, vizinho ao Carrilho, aonde a castanha também é o destaque econômico da comunidade. Uma parceria com o governo para que a ligação do Carrilho com a BR 235, assim como da Taboca à rodovia Itabaiana Itaporanga, cujos trechos são pequenos, seria fundamental para o desenvolvimento do turismo gastronômico na região”, analisou Talysson, enquanto Sônia Maria aproveitou para convidar Sales para conhecer o Carrilho. “Conheço quase tudo em Itabaiana, mas, curiosamente, não conheço o Carrilho”, disse Sales ao aceitar o convite, ficando a data a ser marcada posteriormente.

Finalizando o encontro, foi a vez de Sales Neto fazer um convite. “Já estamos nos organizando para levar Sergipe, mais uma vez, para a Abav, a maior feira de Turismo da América Latina, que acontece em setembro. Vamos garantir, pelo Estado, metade da estrutura. E queremos dividir a outra metade com os municípios. Seria muito importante que Itabaiana estivesse conosco, levando a Serra de Itabaiana, o Parque dos Falcões, Porções da Ribeira, a Feira do Caminhão, o Carrilho, a feira livre, enfim, tudo o que de belo e importante Itabaiana possui”, disse Sales.

Tanto o deputado Talysson de Valmir como a secretária Sônia Maria se comprometeram de levar o convite ao prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), e fazer gestão junto a ele para que a parceria se concretize também com a participação de Itabaiana no stand de Sergipe na próxima Abav. “Acredito que por ser um prefeito que apoia de forma muito forte o empreendedorismo, a geração de renda, ele se comprometerá e, se Deus quiser, Itabaiana também estará presente”, finalizou Talysson de Valmir.

Além do deputado e da secretária, também participaram do encontro o combatente florestal e guia ecológico Marcos Mota e o empresário Luciano de Mariano, dois grandes entusiastas do desenvolvimento turístico itabaianenses e que estão dando suas colaborações para o sucesso desse segmento na cidade serrana.

Foto: Jadilson Simões