Talysson pede mais atenção a pacientes oncológicos

Por Ascom Parlamentar
Em audiência pública na sala das Comissões da Assembleia Legislativa de Sergipe, o secretário de Estado da Saúde, Valberto Oliveira apresentou nesta quarta-feira, 27, dados do último quadrimestre de 2018 da referida pasta e respondeu a inúmeros questionamentos.
O deputado estadual Talysson de Valmir, PR, manteve-se atento as explanações, uma vez que tem especial preocupação com a área da saúde, sobretudo no que diz respeito ao tratamento dos pacientes oncológicos. “Não podemos admitir fila de espera para pacientes oncológicos. O câncer é uma doença que não espera. É uma enfermidade traiçoeira, que mata rapidamente, por isso é preciso atenção especial. Não bastasse a fila de espera, pacientes, vez por outra, enfrentam falta de medicamento e isso significa interrupção no tratamento e essa combinação, resulta em morte”, observa o jovem parlamentar.
Ainda sobre a questão do tratamento dispensado pelo Estado a pacientes oncológicos, Talysson de Valmir lamentou que o tão sonhado Hospital do Câncer ainda esteja muito longe de se tornar realidade. Sobre a questão, respondendo a questionamentos, o secretário de Saúde garantiu que o Hospital vai sair sim e que o projeto está sendo executado.
Quanto a superlotação do Hospital de Urgência de Sergipe, atribuída a ineficiência de muitas prefeituras,Talysson fez questão de ressaltar que os paciente nele atendidos não são exclusivos do município de Itabaiana, nem de sua regional. Ele lembrou que no Hospital Regional de Itabaiana são atendidos pacientes de outras regionais e até de municípios do estado da Bahia.
Tálysson observou que o Município não tem medido esforço na ampliação e na melhoria da qualidade da assistência à saúde.
“Itabaiana, inclusive, firmou um Protocolo de Compromisso entre entes públicos autorizando o desconto de verbas federais que viriam para o Município e o seu repasse direto do Fundo Nacional para o Estado, destinando-os ao custeio do Hospital Regional Pedro Garcia Moreno Filho, no valor aproximado de 300 mil reais mensais”, observou.