Talysson pede ampliação do Hospital Regional de Itabaiana

FOTO: JADILSON SIMÕES

Por Assessoria Parlamentar

Localizado em Itabaiana, o Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno necessita urgentemente de melhorias a fim de suportar a demanda que diariamente chega à sua porta, vinda de toda a região, sobretudo nesse momento de pandemia da Covid-19. Nesse sentido, o deputado estadual Talysson de Valmir, PL, está solicitando ao governo do estado a ampliação da estrutura física e de leitos de média e alta complexidade, bem como unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do ‘Garcia Moreno’.

O pedido é objeto de indicação do parlamentar, endereçada ao governador Belivaldo Chagas e à secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa. Talysson faz questão de destacar que o Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno, é o mais importante estabelecimento público de saúde do agreste central sergipano. “Só em julho de 2019, a unidade hospitalar realizou 9.292 atendimentos, 183 a mais em relação ao mesmo período do ano de 2018, que registrou 9.109. Já este ano, o Hospital de Itabaiana tem atuado de forma decisiva no tratamento aos infectados pela COVID-19, em meio à pandemia do novo coronavírus. Em conjunto com ações do município de Itabaiana e circunvizinhos, desafoga o atendimento de urgência do Huse, beneficiando num contesto global o sistema de saúde sergipano”, diz o parlamentar.

Outro ponto argumentado por Talysson é o aumento populacional do município de Itabaiana e dos municípios circunvizinhos, tais como Moita Bonita, Malhador, Ribeirópolis, Frei Paulo, Carira, Campo do Brito, Nossa Senhora Aparecida, São Domingos, Areia Branca, entre outros, o que tem atingido diretamente na eficiência de atendimento na unidade. “O binômio oferta e demanda já não atinge números adequados para a prestação dos serviços de saúde esperados e necessitados pela população”, dispara.

Talysson diz que o clamor vem não apenas de usuários dos serviços do ‘Garcia Moreno’, mas de profissionais da saúde. “A necessidade de ampliação dos espaços físicos da instituição é urgente. A população do agreste central sergipano, especialmente do município de Itabaiana, clama por uma ampliação da estrutura e no atendimento do hospital regional, cabendo a nós, legisladores estaduais, apresentar e aprovar esta necessária demanda da população e encaminhá-la ao Governador do Estado para atendimento desta necessidade”.

Foto: Jadilson Simões