logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Talysson pede agilidade na tramitação de PLs de sua autoria que beneficiam deficientes

Por Assessoria Parlamentar

Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (21/08 a 28/08), o deputado estadual Talysson de Valmir, PL, aproveita para cobrar agilidade em Projetos de Lei de sua autoria voltados a beneficiar pessoas com algum tipo de deficiência e que estão em tramitação na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Um exemplo é o PL 139/2019, que institui o Cadastro Estadual de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho. “Está no Jornal Correio de Sergipe desta sexta-feira, 27, que Sergipe apresenta o maior percentual do país de pessoas com deficiência (12,3%). Este percentual é acima da média brasileira (8,4%). É preciso agir para preencher as necessidades dessa parcela da sociedade”, diz.

No Caso do PL acima citado, que está em tramitação desde setembro de 2019, o parlamentar diz buscar a criação de cadastro de dados capaz de facilitar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, o que além de contribuir para o aumento da qualidade de vida dos mesmos, contribuirá, ainda, para o conhecimento da população acerca de um tema que merece atenção de todos, bem como para a quebra de barreiras comportamentais. “É preciso encarar essa situação. São Cidadãos que necessitam de oportunidade. O Legislativo precisa fornecer meios que assegurem os direitos dessas pessoas”, destaca.

Talysson cita ainda o Projeto de Lei PL 275/2019 que torna obrigatória a disponibilização de cadeiras adptadas para alunos portadores de deficiência. “Pessoas com necessidades especiais necessitam de atenção especial. O acesso à educação também é garantido por meio dos instrumentos adequados. Esse projeto é de extrema importância. Espero que seja votado e aprovado ainda esse ano, para que entre em vigor o quanto antes”, disse.

Outra iniciativa de Talysson em benefícios das pessoas com deficiência é o Projeto de Lei 115/2020, em tramitação desde maio de 2020. O projeto estabelece prioridade no atendimento as pessoas com deficiência na realização de teste rápido da covid. O parlamentar destaca ainda o PL 260/2020 que torna obrigatória a contratação de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), em hospitais de grande porte, bem como a capacitação adequada de funcionários para o acolhimento aos surdos. “A necessidade é clara, visto que a dificuldade de comunicação, no caso de uma urgência hospitalar, pode ser o diferencial entre salvar a vida ou perdê-la. Esse projeto tramita desde outubro de 2020”, observa o parlamentar.

Foto: Joel Luiz

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo