Por Assessoria Parlamentar
Diante do agravamento da situação de seca em Sergipe e sensível a situação de dificuldade financeira enfrentada pelos pipeiros, o deputado estadual Talysson de Valmir, PL, propôs e a Assembleia Legislativa do Estado aprovou nesta quinta-feira, 25, Indicação voltada ao retorno da “Operação Carro Pipa”, com o intuito de atender os municípios sergipanos que sofrem com as consequências da seca, conforme decretos de calamidade aprovados. A suspensão da operação deixou cerca de 37 mil pessoas desabastecidas.
Na indicação, o deputado apela ao secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto, bem como ao Comandante do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil de Sergipe, Tenente Coronel Luciano Santos Queiroz, que sejam envidados esforços no sentido de possibilitar o retorno da Operação Carro Pipa. ” No último dia 19 de Fevereiro, 12 municípios sergipanos que estão em situação de emergência devido à seca ou estiagem, ficaram sem o auxílio fundamental da Operação Carro Pipa, essencial para aplacar os efeitos desta situação vivida, especialmente na região sertaneja”, diz o deputado.
O parlamentar destacou no texto da indicação que segundo informado pela imprensa sergipana, a situação é ocasionada pela demora na aprovação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) pelo Congresso Nacional. “
Segundo as informações já divulgadas, os municípios de Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora Aparecida, Gararu e Porto da Folha estão em situação de seca. Já os municípios de Frei Paulo, Monte Alegre, Canindé, Pinhão, Tobias Barreto, Poço Redondo, Carira e Poço Verde enfrentam uma
situação de estiagem. Desta forma, e ainda considerando outros municípios que podem ser incluídos futuramente nesta lista, entendemos a importância do abastecimento da população pela operação carro pipa, de modo que a importância do retorno desta é patente”, observa Talysson.
O parlamentar também destaca a situação dos pipeiros, que são os donos dos caminhões pipa. “Esses profissionais estão sem renda. Na última segunda-feira, 22, um grupo de pipeiros realizou um protesto na BR-235, em Carira. Eles dizem que estão sem receber pelo trabalho já realizado e para piorar a situação, estão sem trabalhar com a paralisação da Operação Carro Pipa”, diz.