Talysson destaca presença de Dom João  na Alese

Por Assessoria Parlamentar

O deputado estadual Talysson de Valmir, PL, parabeniza o arcebispo metropolitano de Aracaju, Dom João José Costa, pela brilhante palestra que realizou nesta quinta-feira,  29, na Assembléia Legislativa sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2021: Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor “, e o lema “Cristo é  a nossa paz: do que era vivido, fez unidade” (Ef. 2.14). “Precisamos nos inspirar no amor de Cristo para construir um mundo melhor. Por meio da fé,  união,  do diálogo e de atitudes corretas podemos vencer esse momento de grande dificuldade “, diz Talysson.

O tema da campanha deste ano convida a uma reflexão sobre os caminhos para a superação das polarizações e da violência que marca o mundo. “Enquanto cristãos precisamos refletir sobre nossas ações e em como podemos contribuir para a paz e para o bem estar de todos. Cada um precisa fazer a sua parte. A pandemia pede atitude para alcançarmos a vitória ” defende Talysson.

Em sua fala, Dom João lembrou que a Campanha da Fraternidade é realizada há 59 anos  no Brasil, com o objetivo central de convidar a todos os fiéis e as pessoas de boa vontade à vivência das primeiras comunidades cristãs. ” A Igreja não pode ser diferente frente à dimensão humana e humanizadora da vida social. Sua missão consiste em fecundar e fermentar a sociedade com o evangelho e a Campanha da Fraternidade chama a atenção para uma questão que aflige a sociedade, promovendo reflexões e ações colaborativas”, disse.

Falando sobre a pandemia do novo coronavirus,  Dom João lamentou os discursos negacionistas, criticou a negação da Ciência, as desigualdes, o racismo e a violência contra as mulheres, os negros, os indígenas e os grupos LGBTs. ” A campanha atual busca a necessidade do diálogo para que possa haver a verdadeira comunicação com um encontro para as relações mais amorosas, denunciando a violência e a destruição sócio-ambiental”, disse o arcebispo.

Ainda sobre o tema, Talysson destaça que quando do lançamento da campanha o Papa Francisco disse que ” a fecundidade do nosso testemunho dependerá também de nossa capacidade de dialogar, encontrar pontos de união e os traduzir em ações em favor da vida, de modo especial, a vida dos mais vulneráveis”. O pontífice também chamou atenção para os desafios enfrentados devido ao coronavírus e à pandemia de covid-19. “Precisamos vencer a pandemia e nós o faremos à medida em que formos capazes de superar as divisões e nos unirmos em torno da vida. Como indiquei na recente Encíclica Fratelli tutti, «passada a crise sanitária, a pior reação seria cair ainda mais num consumismo febril e em novas formas de autoproteção egoísta»”, disse o pontífice.

São objetivos específicos da campanha da Fraternidade 2021: denunciar as violências contra pessoas, povos e a Criação, em especial, as que usam o nome de Jesus; encorajar a justiça para a restauração da dignidade das pessoas, para a superação de conflitos e para alcançar a reconciliação social; animar o engajamento em ações concretas de amor à pessoa próxima; promover a conversão para a cultura do amor em lugar da cultura do ódio; fortalecer e celebrar a convivência ecumênica e inter-religiosa.

Pesar – O parlamentar  lamentou o falecimento de Tânia Maria dos Santos, secretária de Dom João,  ocorrido hoje. Tânia trabalhou por 16 anos na Cúria. “Somo-me a dor dos familiares e amigos. Meus votos de conforto a todos. Que Deus a receba em sua nova morada”.