Talysson destaca atuação parlamentar em entrevista na Rádio Educador

Por Assessoria de Parlamentar

O deputado estadual Talysson de Valmir, PL, participou nessa sexta-feira, 09, do Jornal Primeira Página, na Rádio Educadora, apresentado pelo radialista Gilson de Oliveira. Na pauta a atuação do parlamentar, com destaque para a luta de Talysson pela melhoria das rodovias por todo o Estado, Projetos  de Lei apresentados por ele, com destaque para o mais recente, que traz para o ensino médio de Sergipe o ensino do empreendedorismo na rede pública  estadual e as emendas apresentadas ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2022 (LDO).

A situação precária das vias laterais da BR-235, na entrada de Itabaiana, e de rodovias estaduais em vários municípios ocupou a primeira parte da entrevista. O parlamentar fez uma cobrança dura ao DNIT, quanto ao descaso com a BR-235, na entrada do município de Itabaiana. “Essa é uma luta antiga que tenho travado. Já cheguei a pessoalmente levar ao local um diretor do órgão, inclusive fomos no próprio carro do DNIT. Mostrei a situação. Buraco por toda a parte. De lá para cá a situação só piorou. O trecho está intransitável. Prejuízo para os comerciantes da área, risco para as pessoas que precisam trafegar pela via”, desafabou. Ainda de acordo com o deputado, o DNIT nem resolve o problema, nem deixa a prefeitura resolver. “Ali, a prefeitura não pode sequer fazer a roçagem do acostamento. Se fizer isso recebe um ofício exigindo explicação. Essa semana postei em minhas redes sociais um vídeo que mostra a situação no local e marquei o ministro da Infraestrutura e o presidente Bolsonaro “, diz.

Talysson  destacou que o papel do parlamentar é cobrar e tem feito isso cada vez mais. Com a participação de ouvintes, ele também destacou a situação precária de rodovias como a SE-170. ” Tem trecho que ficou de fora do projeto de recapeamento divulgado recentemente pelo governo e que está bastante danificado. É uma situação perigosa, que piorou por conta do período chuvoso. Tem locais que o motorista precisa escolher em que buraco o carro vai cair”, observou. Provocado por um ouvinte sobre uma indicação sua que pede a construção de abrigos no trevo de acesso ao povoado Cruz das Graças, em Nossa Senhora Aparecida, Talysson reclamou que a presidência da Assembleia não pauta sua indicação, apesar da urgência que o caso requer. “Na hora que necessita usar o transporte público, a população daquela localidade fica exposta ao sol, à chuva e à escuridão. Essa situação precisa acabar”, citou .

O Projeto de Lei de autoria de Talysson, que busca levar o ensino do empreendedorismo aos alunos do ensino médio da rede estadual, também foi explicado pelo deputado durante a entrevista. “A ideia central é qualificar nossos jovens. Há sempre uma cobrança por experiência, mas como? Se não é dada oportunidade a esse jovem? Por isso, tenho  trabalhado por propostas e ações que qualifiquem a nossa juventude, ao abrirmos mais oportunidades”.

Talysson também  aproveitou a entrevista para contar que  apresentou oito emendas à LDO. “As emendas que apresentei solicitam que o estado dê prioridade na destinação dos recursos, além dos que já estão previstos, ao incentivo e fortalecimento das políticas de empreendedorismo e inovação, especialmente voltada para a juventude, ao empreendedorismo rural, a proteção dos idosos institucionalizados e ao esporte amador e pequenas competições. O deputado também explicou que apresentou três propostas na tentativa de aumentar o valor das emendas parlamentares estaduais. Atualmente o estado deve destinar 0,35% do orçamento para as emendas. Talysson  está propondo 0,70%, ou 0,60%, ou ao menos 0,50%. “Com isso os deputados poderiam ampliar a ajuda direta aos municípios. A população nos cobra ajuda. Temos vontade de ajudar, mas nos falta recursos. Temos hoje R$ 1,5 milhão para 75 municípios. Esse valor não possibilita contemplar a todos. Espero ter o apoio dos colegas parlamentares nesse pleito”, disse.