Por Assessoria Parlamentar

Em Brasília acompanhando um grupo de prefeitos da região Agreste de Sergipe, o deputado estadual Talysson de Valmir, PL, visitou nesta segunda-feira, 22, a Associação Nacional de Equoterapia, localizada na capital federal. O objetivo foi conhecer não apenas as instalações, mas entender o funcionamento e toda a expertise para a instalação do Centro de Equoterapia em Itabaiana.

Acompanharam Talysson na visita, os prefeitos de Itabaiana, Adailton Sousa, de Malhador, Assisinho, e de Ribeirópolis, Rogério Sobral, o Presidente da Câmara de Vereadores de Itabaiana, Marcos Oliveira, o secretário de comunicação de Malhador, Júnior Carvalho, André Rezende, procurador geral da Câmara de Itabaiana, e Alberto Cerqueira, assessor do Município de Itabaiana. O grupo foi recebido pelo Coronel Jorge Dornelles, presidente da associação, que apresentou o espaço onde é realizado o tratamento terapêutico com o uso de cavalos.

Talysson disse ter ficado encantado com o projeto e prontamente se colocou à disposição do prefeito Adailton Sousa para viabilizar a construção do Centro de Equoterapia em Itabaiana, que beneficiará toda a região e além fronteiras. “Imagino quantas pessoas poderão ser beneficiadas. Crianças, pessoas com necessidades especiais e todos que necessitarem de reeducação motora e mental. Sem dúvidas a equoterapia é um instrumento de apoio no tratamento de muitas necessidades”, observa o parlamentar.

O prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, disse ter ficado muito feliz em saber que é viável a construção de um Centro de Equoterapia em Itabaiana e disse que enviará profissionais para realizarem cursos na instituição. O prefeito de Malhador, Assisinho, disse que vai buscar uma parceria com o município de Itabaiana para que as crianças malhadorenses com necessidades especiais também sejam atendidas no centro.

A Associação Nacional de Equoterapia, a Ande Brasil, é pioneira na equoterapia no país. O método terapêutico que utiliza cavalos é considerado um dos principais tratamentos de reabilitação para pessoas com limitações físicas e de memória. “Sei que a possibilidade de Itabaiana abrigar um Centro de Equoterapia representa uma esperança para inúmeras famílias. Abraço essa causa e empenharei esforços para a concretização desse projeto”, disse Talysson.