logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

‘Talyson de Valmir’ apela à Cohidro por manutenção dos perímetros irrigados no Agreste

22/2/22

Por Stephanie Macêdo/Alese

A participação do deputado Talyson de Valmir hoje (22) na Sessão Plenária mista da Alese, ocorreu de forma on-line. O parlamentar destacou 3 temas: falta de água para a população e ausência de manutenção nos perímetros irrigados, além da segurança pública na região do agreste. O deputado Talyson ainda informou que protocolou um requerimento convocando o diretor-presidente da Deso para prestar esclarecimentos na Alese. 

A falta de água para irrigação nos perímetros irrigados da região do Agreste. Esse foi um dos assuntos tratados pelo deputado Talysson de Valmir (PL), durante a Sessão Plenária Mista desta terça-feira, dia 22 de fevereiro.  Segundo expôs o parlamentar, o fato se dá por recorrentes furtos de fiações do sistema de irrigação no perímetro, situado na região de Itabaiana, próximo ao povoado Cajaíba.

O deputado externou que já esteve dialogando com o presidente da  Companhia de Desenvolvimento e Irrigação de Sergipe (Cohidro), Paulo Sobral, para sanar o problema dos agricultores. Ele adiantou que está intermediando um visita entre o diretor da Cohidro e os agricultores do perímetro para esclarecimentos.

“Espero que o quanto antes Paulo Sobral reponha toda a fiação para que a comunidade não venha a ser mais prejudicada, diante da seca e do forte calor”, declarou Talysson.

Segurança Pública

Na ocasião, o deputado fez menção ao baixo efetivo policial nos municípios de Areia Branca e Itabaiana. “O município de Areia Branca contava com 10 policiais na segurança, hoje a cidade conta com apenas dois policiais. A população aumentou e o efetivo de policiais disponíveis por dia diminuiu”, observou.

O deputado destacou que vem acontecendo recorrentes furtos de moto e motonetas na região, cenário em que pede aumento do efetivo para o 3º Batalhão da região que engloba o agreste sergipano.

Deso

Para finalizar, o deputado declarou que protocolou Requerimento na Casa solicitando à DESO informações sobre o motivo da falta de água no Estado. De acordo com o deputado, o requerimento busca esclarecimentos ao diretor do órgão, Carlos Melo, sobre a distribuição da água tratada no estado.

“Pedimos ao presidente que coloque para votação esse requerimento, que tem o objetivo de convocar o responsável pela Deso para que possamos saber o porque da falta de água para a população sergipana. Para ele esclarecer sobre a distribuição e os investimentos que a DESO vem fazendo e o motivo de  tanta falta água, então pedimos uma máxima atenção ao tema e que seja votado o quanto antes.  Porque estive conversando com amigos de Propriá e a lá também tem problemática na distribuição e isso não pode ocorrer. A água é vida! Não é justo pagar contas caras e a água não está chegando”, acrescentou.

 

*Matéria atualizada à 16h32 para acréscimo de informações

 

Foto: Cohidro

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo