Superintendente de Proteção Animal presta contas do primeiro semestre

Por Wênia Bandeira/Agência de Notícias Alese

A Assembleia Legislativa de Sergipe (aLESE) recebeu, nesta quarta-feira (25), a superintendente de Proteção Animal (SUPAnimal), Kitty Lima. Foram prestadas contas dos trabalhos realizados pela pasta durante o primeiro semestre. O autor da propositura, deputado Georgeo Passos (Cidadania), falou que continua recebendo reclamações sobre o assunto mesmo após a criação da Superintendência. Ele explicou que é necessário aumentar o alcance para que todos os problemas sejam resolvidos.

Deputado Georgeo Passos

“A gente sabe das dificuldades que diversas pessoas que trabalham com Ongs, que têm animais ou que veem animais nas ruas e não têm para onde ir. Essa superintendência foi colocada pelo governador Fábio (Mitidieri), mas, mesmo assim, ainda recebemos reclamações tendo em vista que a superintendência por si só não consegue resolver diversos problemas”, afirmou.

Kitty Lima disse que seis meses de atuação é pouco tempo para a grande quantidade de coisas a ser feita. Contudo, ela informou diversas ações já realizadas pela pasta, com concentração em castração de animais pelas cidades sergipanas.

“Em pouco tempo, a gente já está chegando a marca de mil atendimentos com castramóvel, que é a principal forma de controle populacional e de zoonoses. A gente também fez curso de capacitação, tem os nossos agentes bombeiros e polícia ambiental fazendo cursos com a gente para o manejo de animais silvestres”, acrescentou.

Além de castração, o Castramóvel ainda faz os atendimentos com vacinação e consultas médicas. Ela contou que o objetivo é também educar as pessoas desde cedo para que possam cuidar melhor de seus bichos de estimação.

Superintendente da SUPAnimal, Kitty Lima

“Já fizemos várias palestras para crianças e adolescentes mostrando a importância dos cuidados com os animais, a saúde dos animais é a nossa saúde também”.

Kitty Lima adiantou que existe planejamento de diversos projetos aguardando recursos para serem colocados em prática. Na lista, estão distribuição de ração, procedimentos veterinários gratuitos para a população de baixa renda, microchipagem, atendimento veterinário na Universidade Federal de Sergipe (UFS), apoio psicológico para protetores e centro de reabilitação de animais domésticos para tratar e disponibilizar para adoção.

A prestação de contas da Superintendência ocorreu no plenário da Alese.

Fotos: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese