Por Wênia Bandeira/Agência de Notícias Alese
A Assembleia Legislativa de Sergipe (aLESE) recebeu, nesta quarta-feira (25), a superintendente de Proteção Animal (SUPAnimal), Kitty Lima. Foram prestadas contas dos trabalhos realizados pela pasta durante o primeiro semestre. O autor da propositura, deputado Georgeo Passos (Cidadania), falou que continua recebendo reclamações sobre o assunto mesmo após a criação da Superintendência. Ele explicou que é necessário aumentar o alcance para que todos os problemas sejam resolvidos.
“A gente sabe das dificuldades que diversas pessoas que trabalham com Ongs, que têm animais ou que veem animais nas ruas e não têm para onde ir. Essa superintendência foi colocada pelo governador Fábio (Mitidieri), mas, mesmo assim, ainda recebemos reclamações tendo em vista que a superintendência por si só não consegue resolver diversos problemas”, afirmou.
Kitty Lima disse que seis meses de atuação é pouco tempo para a grande quantidade de coisas a ser feita. Contudo, ela informou diversas ações já realizadas pela pasta, com concentração em castração de animais pelas cidades sergipanas.
“Em pouco tempo, a gente já está chegando a marca de mil atendimentos com castramóvel, que é a principal forma de controle populacional e de zoonoses. A gente também fez curso de capacitação, tem os nossos agentes bombeiros e polícia ambiental fazendo cursos com a gente para o manejo de animais silvestres”, acrescentou.
Além de castração, o Castramóvel ainda faz os atendimentos com vacinação e consultas médicas. Ela contou que o objetivo é também educar as pessoas desde cedo para que possam cuidar melhor de seus bichos de estimação.
“Já fizemos várias palestras para crianças e adolescentes mostrando a importância dos cuidados com os animais, a saúde dos animais é a nossa saúde também”.
Kitty Lima adiantou que existe planejamento de diversos projetos aguardando recursos para serem colocados em prática. Na lista, estão distribuição de ração, procedimentos veterinários gratuitos para a população de baixa renda, microchipagem, atendimento veterinário na Universidade Federal de Sergipe (UFS), apoio psicológico para protetores e centro de reabilitação de animais domésticos para tratar e disponibilizar para adoção.
A prestação de contas da Superintendência ocorreu no plenário da Alese.
Fotos: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese