Suicídio: Saber agir e prevenir foi pauta na tribuna

A deputada estadual Goretti Reis (PSD), ocupou a tribuna na manhã de ontem (11), para fazer um alerta sobre prevenção ao suicídio, reservado ao mês de setembro, na campanha intitulada “Setembro Amarelo” que objetiva prevenir e reduzir o número do suicídio, além de chamar a atenção sobre o perigo da depressão e informar sobre a atuação do Centro de Valorização da Vida (CVV) no Estado de Sergipe.

Goretti Reis fez uma explanação explicativa desde o significado da palavra “suicídio” até os fatores psicológicos, doenças, fatores sociodemográficos e ambientais, além dos fatores familiares que podem levar o indivíduo a tirar sua vida. Para ela, um tema relevante que impacta os números no país.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), informa que o suicídio no mundo é a segunda maior causa morte entre jovens de 15 a 29 anos. Ou seja, mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida por ano.

No Brasil, 11 mil tiram a própria vida por ano em média. Quarta maior causa de morte entre 15 a 29 anos.

Em Sergipe, são mais de 120 casos de suicídio por ano no Estado de Sergipe. Representa mais de 5% do total geral dos óbitos por causa externas, com pico na faixa etária de 20 a 39 anos, decrescendo a partir dos 49 anos.

De acordo com a deputada, o suicídio entre adolescentes no estado avançou no ano de 2017 em 14 casos na faixa etária de 10 a 20 anos. O número de homens que morrem por suicídio é maior do que em mulheres, totalizando 75% dos casos em homens e 25% em mulheres.

Segundo Goretti, um estudo foi realizado no primeiro semestre deste ano registrando o suicídio na faixa etária de 15 a 19 anos, 5 casos; de 20 a 29 anos, 7 casos; de 30 a 39 anos 8 casos; de 40 a 49 anos 16 casos. Totalizando 47 casos de suicídio.

O Plano Nacional de Prevenção do Suicídio (PNPS) do Ministério da Saúde tem como meta ampliar e fortalecer ações de promoção da saúde, vigilância, prevenção e atenção integrada nacional ao suicídio para redução de tentativas de mortes por suicídio.

“É uma problemática a nível nacional, onde todo mundo tem como meta- objetivo fortalecer essas políticas, principalmente com ações educativas, fazendo prevenção e dando o amparo e apoio necessário tanto para as questões de transtornos mentais, na garantia do acesso ao serviço, bem como na questão no monitoramento pelo serviço 188 do Centro de Valorização da Vida (CVV). A meta é reduzir em 10% o número de suicídio até o ano de 2020”, ressaltou Goretti Reis

Campanha – Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015 em Brasília. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque internacionalmente o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio por iniciativa da International Association for Suicide Prevention, com o propósito de promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

O laço amarelo

Segundo a Associação Catarinense de Psiquiatria, a cor da campanha foi adotada por causa da história que a inspirou. “Em 1994, um jovem americano de apenas 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo. Seus amigos e familiares distribuíram no funeral cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero de Mike, e a mensagem foi se espelhando mundo afora.”

Disque 188

Para reduzir os números de suicídios no país, foi criado o número 188. Com ligação gratuita de celulares e telefones fixos de todo o país, qualquer cidadão pode desabafar com os voluntários do Centro de Valorização da Vida que oferecem apoio emocional e psicológico durante todos os dias da semana, 24 horas por dia.

Por Luciana Botto- Rede Alese com informações Wikipedia
Foto: Divulgação- Internet