Stephanie Macêdo
O Voto ou Sufrágio Censitário é o direito de voto concedido a um determinado grupo de pessoas que cumpram certos quesitos econômicos. Sobre essa história, de como se originou o voto censitário e a quem era destinado, está sendo contada no 6º Episódio Série “O Voto” – uma produção do Sistema de Comunicação da Casa Legislativa.
A série “O Voto”, que tem o objetivo de apresentar a evolução do voto no Brasil e sua importância para o desenvolvimento da sociedade, vem sendo apresentado pelo jornalista da Agência de Notícias Alese, Junior Ventura. A exibição dos episódios vem acontecendo ao longo deste mês, outubro, sendo transmitida pela Tv Alese, (canal 5.2) e pelos demais canais de comunicação oficial da Casa: Agência de Notícias, Youtube, Facebook e Instragram.
Origem
O voto censitário surgiu no fim do Antigo Regime com as revoltas liberais que tomavam o continente europeu e o americano. Inspirada pelas ideias iluministas e liberais, a burguesia passou a reivindicar mais participação política através da eleição de seus representantes.
Entretanto, o Rei e a nobreza não viam com bons olhos a divisão do poder. Porém, devido à necessidade de incorporar novos atores sociais nas decisões políticas, o direito ao voto foi concedido a uma pequena parcela da população.
Assim, o voto censitário tem como característica principal estar dirigido a uma classe de proprietários que são eleitos e fazem as leis para protegerem a si mesmo. O voto censitário foi adotado na Constituição Americana de 1787 e pela Constituição francesa de 1791.
Foto: Biblioteca Digital TSE