Sociedade Musical Nossa Senhora da Purificação é declarada Patrimônio Cultural

Por Stephanie Macêdo

Os deputados do Poder Legislativo declararam o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Sergipe
à Sociedade Musical Lira Nossa Senhora da Purificação, da cidade de Capela. A iniciativa ocorreu na manhã desta quarta-feira (13), durante a Sessão Plenária de votação.

No Projeto de Lei Ordinária de nº 134/2021, de autoria do vice-presidente da Casa Legislativa, deputado Francisco Gualberto (PT),  o parlamentar declarou o motivo do título.

“A importância do reconhecimento como Patrimônio Cultural e Imaterial à Sociedade Musical Lira Nossa Senhora da Purificação está naquilo que transcende o aspecto estrutural e funcional do grupo, ou seja, vai muito além da sua formação instrumental. Está na relação de valores e benefícios artísticos, culturais, tradicionais e vocacionais que trouxe e ainda traz aos alunos da Sociedade Lira e à sociedade capelense há 34 anos”, destacou Gualberto.

A entidade funciona com o apoio da prefeitura da cidade, e com alguns anos adquiriu instrumentos através de
editais. Atualmente é composta por 25 músicos e mantém um repertório de músicas populares.

O Projeto de Lei  será encaminhado ao governador do Estado, Belivaldo Chagas, que deverá ser sancionado.

Foto: Joel Luiz