Simpósio da Alese debate os 30 anos da Constituição de Sergipe

Por Luciana Botto- Rede Alese

Em comemoração aos 30 anos da Carta Magna de Sergipe, a Assembleia Legislativa (Alese), realiza o II Simpósio “Constituição de Sergipe: por uma reflexão sobre o exercício da cidadania”. Evento que teve início na manhã dessa terça-feira,8, e segue até a próxima quinta-feira,10, no auditório do Tribunal de Justiça.

A Mesa solene de abertura foi composta pelas autoridades, os deputados estaduais: Luciano Bispo; Zezinho Sobral; Diná Almeida; Maria Mendonça; Goretti Reis; Janier Mota; Garibalde Mendonça; Ibrain Monteiro; Tallyson de Valmir; Luciano Pimentel; diretor do legislativo, doutor Deoclécio; subsecretário da mesa, Igor Albuquerque e o diretor geral da Alese, Roberto Bispo. Representando o presidente do TJ, o desembargador Edson Ulisses, o presidente da Unale, o deputado estadual Kennedy Nunes, o procurador da Justiça, Carlos Augusto Machado e o procurador geral da Justiça, Eduardo D’Ávila.

Na abertura do simpósio, foi exibido um documentário produzido pela TV Alese em comemoração aos 30 anos da promulgação da Constituição do Estado, contendo uma série de depoimentos de diversas personalidades e de deputados constituintes que revelaram alguns fatos dos bastidores desse que foi um dos fatos históricos mais importantes de Sergipe.

A história conta que foi a partir da Proclamação da República que as unidades federadas, províncias que passaram a ser identificadas posteriormente como estados, recebendo da Constituição Federal Republicana autonomia e poder de auto organização- criando  suas respectivas constituições leis próprias, bem como as suas leis particulares, obedecendo os princípios da Constituição Federal.

O presidente e deputado estadual da Alese, Luciano Bispo (MDB), abriu oficialmente os trabalhos do II simpósio, reforçando a relevância do evento e o papel da Casa Legislativa para o estado de Sergipe.

A primeira temática foi abordada pelo palestrante, o procurador Carlos Augusto, que falou sobre as tendências e os desafios do constitucionalismo estadual, fazendo um resgate histórico  do período do constitucionalismo brasileiro e, principalmente sergipano.

De acordo com o palestrante,  o evento é uma forma de construção da cultura. Para ele, uma difusão do conhecimento, mostrando que cada estado membro, atende as suas peculiaridades e situações regionalizadas, bem como os interesses próprios.

Para o diretor de comunicação da Alese, Marcos Aurélio Costa, o evento é referência para a geração atual bem como para as próximas. Segundo Marcos, serve de norteador da estrutura que define o estado de Sergipe. “Sergipe possui uma constituição pequena e paradoxalmente ampla, pois contempla todas as áreas”, ressaltou Aurélio.

Ao final, autoridades receberam das mãos do presidente Luciano Bispo, a medalha comemorativa e um exemplar da constituição anotada.

Foto: Jadilson Simões