Sempre atenta às causas, direitos e datas importantes na luta pelos direitos femininos, a deputada Sílvia Fontes (PDT) se pronunciou sobre a passagem dos 86 anos da aquisição do direito de voto às mulheres brasileiras. Para esta fala, a deputada usou o pequeno expediente da sessão ordinária realizada nesta segunda-feira, 26, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).
Silvia Fontes lembrou que foi exatamente em 24 de fevereiro de 1932, que as mulheres brasileiras começaram a ter acesso ao direito de voto por meio de decreto aprovado pelo presidente Getúlio Vargas.
Naquele primeiro instante, o direito ao voto era feito de forma parcial, às mulheres casadas, autorizadas pelo marido, e viúvas e solteiras com renda própria. “Já se passaram 86 anos de lá para cá e esse direito se estendeu a todas as mulheres, independente de estado civil e condição social”, destacou a parlamentar.
Em seu discurso, Silva Fontes ressaltou ainda a importância de a mulher não somente poder votar, mas também de ser votada e estar cada vez mais inserida no contexto político.
“Essa é uma das bandeiras do PDT a qual faço questão de levantar. Como mulher quero bem representá-las e também enfatizar a importância de elas se fazerem presentes nestes espaços”, concluiu Silvia Fontes.
Por Ascom Parlamentar
Foto: César de Oliveira