Silvia Fontes demonstra indignação com discurso proferido na Alese no Dia da Mulher

“Não admito que ninguém venha desmerecer, desrespeitar, quem quer que seja, neste parlamento. Na semana passada, em evento no Dia das Mulheres, eu particularmente, mas todos os meus colegas, deputados e deputadas fomos desrespeitados, veementemente, vergonhosamente, pela palestrante, senhora Valdilene Oliveira Martins, que como advogada deveria ter tido mais compostura nesta casa”, disse em tom de indignação a deputada Silvia Fontes (PDT) no grande expediente da Alese nesta quarta-feira, 14.
O desrespeito ao qual a parlamentar se referiu está relacionado às palavras escolhidas pela palestrante mencionada, na solenidade ocorrida no último dia 8 de março. Valdilene iniciou o discurso ressaltando a ausência de alguns parlamentares, citando entre eles o nome da deputada Silvia Fontes e dizendo que os eleitores deveriam lembrar negativamente destes parlamentares nas próximas eleições.
“Ela iniciou a fala dela simplesmente fazendo chamada nesta casa que é composta de 24 deputados, que tem responsabilidade, que sabem seu papel e que estão aqui pelo voto popular. Da mesma forma que temos responsabilidade no uso desta tribuna, todos que aqui vierem convidados devem observar este mesmo respeito”, salientou a deputada.
Silvia lembrou ainda que estava em Brasília, no dia desta sessão, e conseguiu viabilizar junto ao deputado federal Valadares Filho e o senador Valadares uma emenda no valor aproximado de R$1,5 milhão para serem investidos na melhoria do atendimento aos pacientes oncológicos assistidos pelo Estado.
O discurso de Silvia inflamou a participação de outros deputados. Em aparte, o deputado Francisco Gualberto (PT) apoiou a deputada e destacou: “A palestrante desconsiderou completamente que o papel dos deputados não se restringe apenas à presença nas sessões parlamentares desta casa, mas, sobretudo, está nas ações em favor do povo. Algumas pessoas parecem fingir desconhecer que o papel do deputado vai além das paredes desta casa, e inclui viagens, muitas vezes inadiáveis”, ponderou.
Também em aparte, o deputado Jairo de Glória (PRB) ressaltou que ações dos deputados se voltam, e muito, as ações fora do parlamento. “Dentro de instantes vou precisar me ausentar desta sessão para ir ao sertão sergipano conhecer de perto problemas enfrentados pelo povo daquela região. O que não faz de mim um deputado ausente. Meu apoio à deputada Silvia Fontes que fez questão de ir à tribuna para esclarecer o dever que cumprimos dentro e fora desta casa”.
Foto: Jadilson Simôes
Por Assessoria parlamentar