“Não admito que ninguém venha desmerecer, desrespeitar, quem quer que seja, neste parlamento. Na semana passada, em evento no Dia das Mulheres, eu particularmente, mas todos os meus colegas, deputados e deputadas fomos desrespeitados, veementemente, vergonhosamente, pela palestrante, senhora Valdilene Oliveira Martins, que como advogada deveria ter tido mais compostura nesta casa”, disse em tom de indignação a deputada Silvia Fontes (PDT) no grande expediente da Alese nesta quarta-feira, 14.
O desrespeito ao qual a parlamentar se referiu está relacionado às palavras escolhidas pela palestrante mencionada, na solenidade ocorrida no último dia 8 de março. Valdilene iniciou o discurso ressaltando a ausência de alguns parlamentares, citando entre eles o nome da deputada Silvia Fontes e dizendo que os eleitores deveriam lembrar negativamente destes parlamentares nas próximas eleições.
“Ela iniciou a fala dela simplesmente fazendo chamada nesta casa que é composta de 24 deputados, que tem responsabilidade, que sabem seu papel e que estão aqui pelo voto popular. Da mesma forma que temos responsabilidade no uso desta tribuna, todos que aqui vierem convidados devem observar este mesmo respeito”, salientou a deputada.
Silvia lembrou ainda que estava em Brasília, no dia desta sessão, e conseguiu viabilizar junto ao deputado federal Valadares Filho e o senador Valadares uma emenda no valor aproximado de R$1,5 milhão para serem investidos na melhoria do atendimento aos pacientes oncológicos assistidos pelo Estado.
O discurso de Silvia inflamou a participação de outros deputados. Em aparte, o deputado Francisco Gualberto (PT) apoiou a deputada e destacou: “A palestrante desconsiderou completamente que o papel dos deputados não se restringe apenas à presença nas sessões parlamentares desta casa, mas, sobretudo, está nas ações em favor do povo. Algumas pessoas parecem fingir desconhecer que o papel do deputado vai além das paredes desta casa, e inclui viagens, muitas vezes inadiáveis”, ponderou.
Também em aparte, o deputado Jairo de Glória (PRB) ressaltou que ações dos deputados se voltam, e muito, as ações fora do parlamento. “Dentro de instantes vou precisar me ausentar desta sessão para ir ao sertão sergipano conhecer de perto problemas enfrentados pelo povo daquela região. O que não faz de mim um deputado ausente. Meu apoio à deputada Silvia Fontes que fez questão de ir à tribuna para esclarecer o dever que cumprimos dentro e fora desta casa”.
Foto: Jadilson Simôes
Por Assessoria parlamentar