logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Silvia Fontes convidou presidente da Arcrese para palestra na Alese

O grande expediente da sessão plenária de hoje, 06, deu lugar a uma palestra do presidente da Associação de Renais Crônicos e Transplantados de Sergipe – Arcrese, José Lúcio Alves, atendendo a uma indicação da presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Sergipe, a deputada estadual, Silvia Fontes.

O presidente da Arcrese, José Lúcio Alves fez questão de iniciar a palestra afirmando que os renais crônicos em Sergipe enfrentam uma crise muito grande.

Problemas que seriam gerados pela dificuldade na continuidade do tratamento de alguns pacientes renais crônicos no estado. O que no entendimento do palestrante, representa risco eminente de morte aos pacientes renais.

Lucio Alves também chamou a atenção para a importância que todos estejam somados nesta luta, que na visão do presidente não pode ter a responsabilidade jogada única e exclusivamente para os gestores da saúde, mas para toda a sociedade que tenha condições de fazer algo em favor daqueles que diariamente precisam seguir lutando não apenas por saúde, mas, pelo direito de seguir vivendo.

Dados apresentados pelo presidente da Arcrese demonstraram que a cada 10 adultos, um possui doença renal crônica e que não sabe. Uma descoberta que geralmente ocorre, quando a doença já atingiu um estágio avançado da doença, onde o tratamento envolve a utilização da máquina para hemodiálise.

José Lúcio Alves finalizou a sua palestra convidando a todos os presentes para participarem do I Fórum de Renais Crônicos de Sergipe, que terá como tema: “O direito a saúde e a justiça social um caminho a ser percorrido”. Evento marcado para os dias 25 e 26 deste mês, na capital sergipana.

 

Silvia Fontes

A deputada foi rápida em sua fala, e após agradecer ao presidente da Arcrese por ter aceitado o convite para a palestra. Enalteceu que assim como vem fazendo durante o seu mandato, continuará se dispondo a buscar junto ao Governo do Estado, meios e maneiras, para que a realidade dos renais crônicos em Sergipe seja modificada.

Para a deputada é inadmissível que um estado que já foi referência na realização de transplantes renais. Hoje se depare com a suspensão desses transplantes. “Já procurei e falei pessoalmente com o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima para que realizemos com a presença de representantes da Associação de Renais Crônicos e Transplantados de Sergipe uma reunião para que essa situação dos transplantes em Sergipe seja analisada com o máximo de carinho” disse Silvia Fontes lembrando ainda que assim como no caso envolvendo os pacientes oncológicos, a situação dos pacientes renais de Sergipe que são atendidos em outros estados, também precisam ter igual atenção.

 Por, Assessoria Parlamentar

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo