logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Silvia Fontes busca viabilizar soluções para fila de transplantes em Sergipe

Falar em transplante de órgãos no Brasil, para muitas famílias, ainda é um tabu. Sergipe não difere muito do contexto nacional. Para entender melhor os números relacionados aos transplantes de órgãos em Sergipe e fomentar ações e medidas que esclareçam e estimulem essa prática no Estado, a deputada Sílvia Fontes esteve na manhã desta terça-feira, 22, na Central de Órgãos de Sergipe e na Secretária de Estado da Saúde.
Na Central de Órgãos de Sergipe, Sílvia foi recebida por Benito Fernandez, enfermeiro coordenador da Central de Transplantes do Estado, e a enfermeira Ana Paula Rocha Barrel Machado, coordenadora da Organização de Procura de órgãos de Sergipe (OPO). De acordo com informações da Central de Transplantes do Estado, o índice de recusa familiar para a doação de órgãos aqui no Estado ainda é muito alto, aproximadamente 70%.
“Campanhas que esclareçam e estimulem a doação de órgãos ainda são espaças aqui no Estado. Isso se reflete nos números de famílias que permitem a doação de órgãos de seus entes queridos. Se faz necessário urgentemente pensar em ações efetivas no propósito de divulgar a importância desse gesto que pode salvar a vida de quem espera na fila da Central Nacional de Transplantes”, observou a deputada.
No encontro com a deputada, Benito Fernandez trouxe algumas informações importantes sobre a doação de órgãos. “A doação pode ser de órgãos (rim, fígado, coração, pâncreas, e pulmão) ou de tecidos (córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea). Aqui no Estado uma das maiores demandas está relacionada a pacientes renais, entre 40 a 50% dos pacientes que fazem diálise estão na fila do transplante”, explicou o enfermeiro coordenador da Central de Transplantes de Sergipe.
Segundo dados da Secretaria de Saúde de Sergipe, em 2017 foram realizados em 112 transplantes de córnea, um de coração e foi feito também a captação de múltiplos órgãos (rins, fígado, coração e córnea) em quatro doadores, e disponibilizados para a Central Nacional de Transplantes, que faz a redistribuição dos órgãos.
Em conversa com o secretário interino da Saúde, Valberto Lima, Sílvia Fontes transmitiu as demandas e dificuldades enfrentadas pela Central de Transplantes do Estado e conseguiu viabilizar uma reunião realizada na tarde desta terça-feira, na nova sede da Secretaria de Estado da Saúde, entre o secretário e o coordenador da Central de Transplantes de Sergipe.
“Esta reunião vai permitir um estreitamento na relação entre a Central de Transplantes e a Secretaria de Saúde para a busca de soluções no que diz respeito aos problemas encontrados e principalmente para que a esperança dos pacientes na fila por um transplante em Sergipe seja reascendida”, enfatizou Sílvia Fontes.
Por Assessoria

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo