logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Setembro Amarelo: Prevenção é possível para evitar casos de suicídio

Por Wênia Bandeira

Durante a pandemia causada pelo novo coronavírus, vem sendo crescente o número de casos de transtornos psiquiátricos e psicológicos. A Campanha Setembro Amarelo busca prevenir a ocorrência de suicídio.

A psicóloga Ananda Telles falou que a melhor forma de ter a prevenção é dar a chance de participar de uma terapia. O atendimento por profissional capacitado auxilia na melhoria da saúde e, consequentemente, na desistência de cometer este ato.

“A psicoterapia tem como objetivo proporcionar às pessoas uma adequada saúde mental, possibilitando assim que o indivíduo passe a se conhecer melhor, a entender a sua dor e a questionar diante dela, para partir para uma solução”, afirmou.

O psicólogo Lucas Magalhaes Cruz salientou que o comportamento suicida inclui o suicídio consumado, mas também os pensamentos como a ideia de tirar a própria vida, os planejamentos para colocar essa ideia em prática e as tentativas de suicídio. É possível perceber esta intenção em quem passa pelo problema.

“Esse comportamento é determinado por diversos fatores e está relacionado com o sofrimento, com a dor que não se suporta mais. Os sinais de sofrimento podem variar de acordo com cada pessoa e serem expressos por meios verbais e não verbais”, disse.

Segundo ele, a prevenção é possível e pode ser realizada através do vínculo de confiança que são essenciais. A assistente social Marjana Almeida lembrou que este tratamento pode ser feito de forma gratuita nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

“Procure a secretaria de saúde do seu município e se informe melhor sobre esses serviços que existem. Também existe atendimento psicossocial em faculdades e no Centro de Valorização da Vida (CVV)”, falou.

O CVV atende 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive fins de semana e feriados, através do número com ligação gratuita 188. A Assembleia Legislativa de Sergipe conta com este atendimento, que também pode ser presencial para os servidores.

Foto: Sesi

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo