Setembro Amarelo: panfletagem alerta sobre prevenção ao suicídio

O mês de setembro é dedicado à campanha de prevenção a suicídio. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a cada 40 segundos uma pessoa no mundo tira a própria vida. Só no Brasil, um suicídio acontece a cada 45 minutos, um índice preocupante e muito superior a vítimas de doenças graves como a AIDS.

Pensando nisso, o Centro de Valorização da Vida de Sergipe realizou uma panfletagem na tarde desta segunda-feira, 10 – dia mundial de prevenção ao suicídio – no centro de Aracaju. O objetivo é alertar sobre o perigo da depressão e informar sobre a atuação do CVV no estado.

Silvia Neves, porta-voz do CVV em Sergipe

Segundo a porta-voz da instituição, Silvia Neves, em 90% dos casos, é possível evitar que uma pessoa atente contra a própria vida. “Temos um trabalho em regime de plantão, semelhante ao das polícias e do Samu. Sempre que alguém liga para o 188, nós conversamos com aquela pessoa que pode estar angustiada, deprimida ou depressiva. Damos apoio emocional para evitar situações mais graves”, disse Silvia Neves.

A porta-voz destaca ainda que ações como a realizada no centro de Aracaju servem para mostrar que suicídio é algo que deve ser encarado com seriedade por todos. “Esse é um trabalho voluntário e feito 24 horas por dia. Isso é uma questão de saúde pública, tudo pode ser resolvido com um atendimento de profissionais ou simplesmente com um desabafo aos nossos voluntários do CVV”, disse.

Emilly Meireles: “precisamos falar sobre suicídio”

Para a estudante Emilly Meireles, que acompanhou a ação no calçadão da rua João Pessoa, falar sobre suicídio ainda é um tabu que precisa ser quebrado. “Tive casos de depressão em minha família. É preciso dar bastante apoio a quem está passa por isso, caso contrário, é quase impossível a pessoa sair sozinha dessa doença. Acho muito interessante uma ação como essa. Precisamos falar sobre esse assunto”, afirmou Emilly.

Alese apoia esta causa

Desde quando a campanha foi criada, há aproximadamente dois anos, a Assembleia Legislativa de Sergipe tem contribuído para a prevenção de suicídios. Além de colaborar com o trabalho do Centro de Valorização da Vida, ano passado a Alese realizou uma grande audiência pública com a participação de profissionais e estudiosos sobre o assunto.

Para Silvia Neves, a parceria com a Alese é muito importante para a redução dos casos em Sergipe. “Sempre que possível a Assembleia Legislativa tem ajudado em nosso trabalho. Seja na divulgação de campanhas durante todo o ano ou através de debates promovidos pelo parlamento sergipano”, enfatizou a voluntária.

Ela ressaltou ainda que no próximo dia 30 será realizada uma grande caminhada na avenida 13 de julho saindo da ponte que dá acesso ao bairro Coroa do Meio. Marcado para as 17 horas, o ato pretende chamar a atenção de populares com a distribuição de lanternas de luzes amarelas para alertar sobre a importância em se falar sobre suicídio.

Disque 188

Para reduzir os números de suicídios no país, foi criado o número 188. Com ligação gratuita de celulares e telefones fixos de todo o país, qualquer cidadão pode desabafar com os voluntários do Centro de Valorização da Vida que oferecem apoio emocional e psicológico durante todos os dias da semana, 24 horas por dia.

Texto e fotos por Júnior Ventura – Rede Alese