Sessões Plenárias Itinerantes nos municípios sergipanos

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), por meio de Resolução nº 27/2009 – estabelece a realização de Sessões Plenárias Itinerantes nos municípios sergipanos, com o objetivo de promover debates, aproximar a população do Poder Legislativo, uma vez que as sessões ocorrem em sua classificação ordinária, extraordinária ou especiais, com leitura de ata, aprovação de requerimentos, indicações, em prol de melhorias ao estado, através de tribuna livre, de acordo com regimento interno do Poder Legislativo.

As plenárias itinerantes devem ocorrer, pelo menos, uma vez a cada bimestre, dentro do período de Sessão Plenária Ordinária, contemplando todas as regiões do estado. A escolha do município é de competência da Mesa Diretora da Alese, a ser realizada, preferencialmente, na Câmara Municipal do município escolhido.

A Escola do Legislativo “Deputado João Seixas Dória”, em período anterior a realização da sessão plenária itinerante, pode promover, no município escolhido, cursos, palestras informativas sobre os trabalhos, bem como a importância do Poder Legislativo, no que tange o processo legislativo.

Na 18º legislatura, foram realizadas sessões plenárias itinerantes contemplando as regiões do Centro-Sul, Agreste, Norte, Sertão e Sul de Sergipe.

Por Luciana Botto- Rede Alese

Foto: Divulgação-internet