Sessão proposta por Luciano Pimentel homenageia Federação dos Bancários

Por Assessoria Parlamentar

Atualmente deputado estadual, Luciano Pimentel dedicou mais de 30 anos a atividade de bancário. Por ter acompanhado de perto o dia a dia desse ofício, o parlamentar faz questão de sempre prestar homenagens à categoria e enfatizar a importância dela para o crescimento do país.

Na tarde desta segunda-feira, 6,  o deputado reafirmou esse compromisso com a classe e, em sessão especial realizada Assembleia Legislativa, enalteceu a atuação da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (Feebbase), que recentemente celebrou 50 anos de existência.

Ao realizar a abertura do evento, Luciano Pimentel relembrou com carinho a época em que trabalhou em bancos públicos e privados, na Bahia e em Sergipe. “Toda minha vida fui bancário. Ingressei na atividade em 1977 e só saí em 2015, quando comecei minha trajetória parlamentar”.

Dando continuidade a sua fala, o deputado afirmou que tem honra de pertencer a categoria e ter feito parte da história de entidades tão relevantes para o fomento da economia brasileira, a exemplo do Banco Econômico, Banco do Estado da Bahia, Banco Nacional da Habitação e Caixa Econômica Federal.

“Tenho um sentimento enorme de gratidão pelas instituições financeiras que atuam em nosso país, principalmente, os bancos públicos que são imprescindíveis para o desenvolvimento da nossa região”, frisou.

Segundo  Luciano Pimentel, é fundamental valorizar a atuação da federação e dos sindicatos. “Como bancário que fui a minha vida inteira, e ainda me sinto em meu coração, compreendo a importância de comemorar os 50 anos da Feebbase, pelo trabalho que os senhores e senhoras conseguiram realizar para que nós tivéssemos um maior reconhecimento, tanto da sociedade quanto da patronal. A categoria evoluiu muito graças ao trabalho da federação e os sindicatos”.

Encerrando seu discurso, o parlamentar assegurou que continuará firme na defesa dos bancários. “Sempre defendi e defenderei a categoria. Viva os bancários! Viva os bancos públicos do nosso país!”.

Federação e Sindicato

De acordo com o presidente da Feebbase, Hermelino Neto, a Federação dos Bancários passou por vários momentos, mas continua jovem e forte em suas ações. “Neste evento celebramos esses dois estados, essas duas populações e esse segmento de trabalhadores que é importante para o desenvolvimento do nordeste, de Sergipe, da Bahia e do Brasil”.

Para Hermelino, é tempo de renovação. “É momento de renovarmos a nossa força e a esperança na construção de um nordeste melhor e de um país mais justo e igualitário”.

Presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), Ivânia Pereira, recordou que a criação da Feebbase ocorreu em 1968 com a participação de representantes sergipanos. “Desde então, a Federação tem sido um elo que liga todos os sindicatos da Bahia e de Sergipe”, disse Ivânia, continuando.

“Somos muito gratos a Assembleia Legislativa e ao deputado Luciano Pimentel por possibilitar essa celebração através de um ato que é também de reflexão sobre a necessidade de defender os bancos públicos, um tema que diz respeito não apenas aos empregados dessas instituições, mas a toda sociedade, pois afeta o desenvolvimento econômico e social do Brasil”, salientou a presidente.

Presenças

Diversas lideranças sindicais, sociais e políticas participaram do evento. Entre os presentes estiveram o presidente nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo, e de outras entidades nacionais ligadas à categoria bancária: presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Jair Pedro Ferreira; presidenta da Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB), Rita Josina Feitosa e a coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, Rita Serrano.

Também prestigiaram a solenidade, o secretário de Estado da Fazenda, Marcos Vinicius Nascimento, que representou o Governador do Estado; o coordenador do Dieese, Luiz Moura;  os deputados estaduais Iran Barbosa, Diná Almeida e Zezinho Guimarães, o deputado federal João Daniel e o vereador Américo de Deus.