Sessão Especial: Alese outorga Medalha de Honra à Igreja Assembleia de Deus

Por Stephanie Macêdo – Agência Alese

Pastor Eleonaldo Soares, representou a Igreja Assembleia de Deus e recebeu a maior honraria do Poder Legislativo

Ao final da tarde desta terça-feira, 7 de junho, a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) realizou Sessão Especial em homenagem a Igreja Assembleia de Deus no Estado de Sergipe (IEADSE), por aniversário de 90 anos de existência em Sergipe. Durante solenidade, a instituição, representada pelo pastor Eleonaldo Soares, que é o presidente interino da Assembleia de Deus, e o presidente da instituição evangélica, pastor Virgínio José de Carvalho Neto, receberam a ‘Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar’.

Na ocasião festiva, os pastores José Wellington Bezerra da Costa, presidente  de honra da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) e o seu filho, pastor José Wellington Costa Júnior, presidente da CGADB, receberam o ‘Titulo de Cidadania Sergipana’. Concorrida, a solenidade ocorreu no plenário do Poder Legislativo.

As honrarias aos homenageados e Assembleia de Deus – fundada em Sergipe no dia 18 de fevereiro de 1932 –  é fruto de Propositura de autoria do deputado estadual Doutor Samuel Carvalho (Cidadania). Segundo declarou o parlamentar, os pastores homenageados, bem como a igreja Assembleia de Deus, são nomes honrados no Brasil e no mundo.

“O pastor José Wellington e Wellington Júnior têm feito grande trabalho no Brasil, em todo o estado de Sergipe  e também no mundo, através da Obra Missionária, que inclusive, sou fruto dela. Hoje é uma data muito especial pra todos nós de Sergipe, por receber essas duas figuras públicas bem conhecidas a nível nacional, e que agora são sergipanos de fato e de direito”, comemorou o parlamentar.

Sobre o recebimento da Medalha de Mérito ao pastor Virgínio, Doutor Samuel externou que o reverendo é responsável por grandes feitos, a exemplo da realização de Missões Transculturais . “A Medalha de Honra concedida pela Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe  ao Pastor Virgínio  e a igreja Assembleia de Deus é o sinal do respeito e admiração que temos pela Assembleia de Deus. O pastor vem dando apoio e suporte espiritual, psicológico, econômico e pastoral a diversos missionários nos quatro continentes do mundo e aos que já serviram em áreas de risco”, disse.

O presidente do Poder Legislativo, deputado Luciano Bispo, enalteceu a vida pastoral do presidente da Assembleia de Deus, pastor Virgílio, e parabenizou o deputado por indicação das honrarias. Revelou ainda que, à época, ao ser consultado pelo autor da propositura sobre a entrega dos títulos, não hesitou em aprovar e parabenizar ao deputado Samuel Carvalho por iniciativa.

Pastor Virgínio Carvalho, presidente da Assembleia de Deus

“Um homem sem o apego a Deus e uma igreja, não tem condições se seguir, ou sair de qualquer vício”,observou Bispo, que disse ter tamanho respeito e admiração pelo reverendo Virgílio, bem como a igreja. “Eu sou católico, mas apoiei a instalação da Assembleia de Deus de Itabaiana, pois a gente tem de pensar no próximo”, pontuou.

Mérito Parlamentar

A Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar reconhece o trabalho de pessoas e entidades que prestaram serviços relevantes, e é a maior honraria do Poder. Já com o diploma em mãos e usando a medalha, pastor Virgílio de Carvalho declarou sentimento de felicidade por honrarias. “Me sinto feliz e reconhecido, pois são quase 50 anos como pastor e 32 como presidente da Assembleia de Deus. Através da medalha, a gente sente que o Estado de Sergipe está reconhecendo aquilo que representamos e fazemos pelo  nosso estado, pois só não cuidamos apenas da alma, fazemos um trabalho holístico, cuidamos também do Corpo, então cuidamos de todos, desde a capital, como do interior e povoados”, colocou o pastor.

Pastor José Wellington Costa Júnior se tornou Cidadão sergipano

a igrela, com a outorga concedida pela Casa Legislativa, o pastor Eleonaldo Soares, acrescenta que a igreja tem cumprido o seu papel. “Estamos em Sergipe há 90 anos com  a missão de levar a Palavra de Deus, paz e assistência social ao povo. Hoje é um momento de celebração e estamos muito feliz por receber essa honraria. Em todo interior do estado temos igreja estabelecidas, estamos aqui cumprindo  a missão que Jesus nos ensinou: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho à toda a criatura””.

Títulos de Cidadania

Filhos do Ceará, os pastores José Wellington Bezerra da Costa, presidente  de honra da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) e o seu filho, pastor José Wellington Costa Júnior, que preside a CGADB, receberam o ‘Titulo de Cidadania Sergipana’ .

Orquestra da Câmara

“Por algumas vezes que já estive aqui, já me considerava sergipano. Pois Sergipe é um estado muito agradável. A gente vem a trabalho, mas aqui a gente consegue aliviar o estresse”, disse, ao tempo que parabenizou a igreja por aniversário. “Sabemos das dificuldades que a igreja enfrentou no seu início, mas sabemos também das vitórias alcançadas pela igreja e hoje Sergipe tem a oportunidade de ouvir a palavras de Deus, o evangelho Pentecostal, por meio da Assembleia de Deus”, frisou. O pastor Wellington Junior  representou o seu pai na solenidade, devido a problemas de saúde.

Participação

Convidados para a Sessão Especial. Entre eles, autoridades políticas e públicas, pastores, membros, amigos e familiares.

A solenidade foi abrilhantada pela participação do orquestra da Câmara Municipal de Aracaju, regida pela maestro Círio Lucena.  O evento, bastante concorrido, foi marcado pela participação de autoridades políticas de Sergipe e do Congresso Nacional; do Tribunal de Contas (TCE), da Prefeitura de Aracaju, de pastores de diversas Igrejas do Estado,  membros de diversificadas congregações evangélicas, amigos dos homenageados e familiares.

Fotos: Joel Luiz