logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Sessão Especial: Alese celebra os 374 anos do Exército Brasileiro

Por Stephanie Macêdo – Agência Alese

Na manhã desta quarta-feira, 26 de abril, os deputados da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) celebraram o  ‘Dia do Exército Brasileiro’, comemorado nacionalmente no dia 19 de abril. A data é marcada pela primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa, em 1648, há 374 anos. A solenidade contou com a participação do novo comandante do 28º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro (28 BC), o tenente-coronel de infantaria, Leandro César Pimentel Alves, que na ocasião recebeu honraria do Poder Legislativo. 

Deputado Zezinho Sobral é o autor da homenagem ao Exército Brasileiro

A Sessão Especial no Poder Legislativo atende a uma proposição do deputado estadual Zezinho Sobral (PDT), que durante homenagem agradeceu e parabenizou ao Exército Brasileiro por atuação e defesa brasileira, e em especial, por atividades desempenhadas no território do Estado de Sergipe.

“Não apenas no dia 19 de abril, mas todos os dias do ano, somos gratos a todos que fazem o Exército Brasileiro em todo o nosso território. O lado humano de cada membro desta grande família é o que fala mais alto e faz valer a essência do cuidado com a nossa gente, primando os princípios de “Braço Forte e Mão Amiga”, lema que ultrapassa gerações e reconhecemos diariamente a importância de cada palavra e cada ação”, externou o deputado em discurso.

Zezinho Sobral  registrou  ainda os feitos do Exército em Sergipe, através do  28º BC. “Como a Operação Carro-Pipa, amenizando diuturnamente o sofrimento dos sertanejos, coordenando e fiscalizando a distribuição de água a quase 180 mil sergipanos em mais de 5 mil postos de abastecimentos em 26 municípios, gerando uma grande gama de empregos diretos e indiretos e ajudando a movimentar a economia com recursos federais gerenciados pelo Batalhão”, frisou, destacando importante contribuição do Exército no processo de obra de duplicação de rodovia estadual em Sergipe no ano de 2019.

 
Saúde

O deputado também fez menção da atuação da instituição na área da Saúde, quando especialmente no enfrentamento à Covid-19. Destacou que o 28º BC disponibiliza importantes meios de pessoal e material, definindo vagas de oficiais e sargentos de diversas especialidades que foram selecionados para trabalhar em Sergipe, dentre eles, médicos, dentistas, farmacêuticos, enfermeiros, fisioterapeutas, contadores, advogados, motoristas e técnicos em diversas áreas.

 

Deputados entregam Diploma ao comandante Leandro César.

“O ano de 2021 foi o ano em que o 28º BC e Sergipe mais receberam médicos militares diante da importância do momento vivido na pandemia do COVID-19. Esses médicos atuam não só nas atividades militares, mas também trabalham em hospitais públicos e privados contribuindo para reforçar a assistência à saúde da população”, salientou.

 
Honraria

O comandante do 28 Batalhão de Caçadores agradeceu a honraria recebida pelo Poder Legislativo. ” O nosso exército completou 374 de história, quando na batalha contra os holandeses, em Pernambuco, em 1648.  A gente sempre diz que a história do nosso Exército se confunde com a própria história da Nação, de forma que  neste dia 19 de abril,  passou a ser um dia importantíssimo para a Força Terrestre do Exercito e da nação brasileira. Essa homenagem da Alese só veio coroar esse acontecimento”, externou o comandante Leandro César Pimentel Alves.

 

Os deputados Luciano Pimentel (PP) e Gracinha Garcez (PSD) destacaram importância da harmonia entre o Poder com as Forças Armadas e da atuação do Exército Brasileiro no país e no mundo. 

 

É uma justa homenagem ao Exército”, destaca a deputada Gracinha Garcez.

“Estamos celebrando o Dia do Exército Brasileiro. A Alese, junto a autoridades públicas, conselheiros e desembargadores, deputadas e deputados, e parte da sociedade sergipana participa aqui dessa homenagem, que é justa e merecedora”, declarou a parlamentar.

 

“Muito feliz  por essa justa homenagem ao Exército Brasileiro, que todos nós temos muito respeito e maior gratidão por tudo que eles representam para nosso país e para a nossa gente”, , declarou o deputado Luciano Pimentel, enfatizando ainda a harmonia da Casa com os Poderes e Forças Militares.

“O presidente desta Casa, Luciano Bispo, junto aos parlamentares, sempre teve relação de harmonia com os militares e poderes constituídos, de forma que  para nos é uma satisfação estar participando de ato comemorativo”, salientou Pimentel.

 

 

Capitão de Fragata da Capitania dos Portos de Sergipe, órgão da Marinha do Brasil,Luciano Maciel Rodrigues

O Capitão de Fragata da Capitania dos Portos de Sergipe, órgão da Marinha do Brasil,Luciano Maciel Rodrigues, destacou importância das Forças para o país.  

“Junto a Marinha e  Aeronáutica, o Exército é uma das Forças Armadas de grande importância não só para o Brasil, mas para o Estado de Sergipe, através do Batalhão de caçadores, destacou o Capitão de Fragata da Marinha.

 
Presenças
 

A Sessão Especial contou com  a participação de várias autoridades militares,  desembargadores, conselheiros, autoridades públicas e políticas, do estado e do município, e atores da sociedade civil.

 
 Histórico

O 28º Batalhão de Caçadores foi criado no Brasil Império, em 28 de fevereiro de 1838, e é uma das mais antigas Unidades da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro. O seu elemento formador foi o 1º Batalhão de Caçadores, organizado naquela data, em Desterro, atual Florianópolis, no estado de Santa Catarina.

 

O conselheiro do Tribunal de Contas, Carlos Pina, participou da solenidade.

Ainda no Período Regencial, recebeu a designação de 9º Batalhão de Caçadores, porém, em 30 de março de 1852, teve sua denominação alterada para 8º BC. O 8º BC participou de inúmeros combates durante a Guerra da Tríplice Aliança, com destaque pela atuação na Batalha de Campo Grande. Em março de 1917, recebeu a designação de 41º Batalhão de Caçadores, momento no qual foi transferido para Aracaju-SE. Por fim, por meio do Decreto nº 15235, de 31 de dezembro de 1921, recebeu a designação de 28º Batalhão de Caçadores, a qual perdura até os dias atuais. 

 

Fotos: Jadilson Simões-Alese

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo