Servidores do SAMU/SE comemoram a incorporação no Salário Base

Por Stephanie Macêdo – Rede Alese

O Governo de Sergipe recebeu na tarde de ontem, 15, a aprovação dos deputados da Assembleia Legislativa de Sergipe ( Alese) diante do  Projeto de Lei  de nº  53/2020 que  visa unificar a soma do salário base com a remuneração variável que, atualmente, aparecem separados no contracheque dos servidores celetistas concursados do  Serviço de Atendimento Móvel de Urgências do Estado de Sergipe (SAMU/SES).

O vice-presidente do Sindconam, Adilson Capote, comemora o fato de, com a unificação do salário fixo com a variável (benefícios), o salario base ficará mais fortalecido, proporcionando até o ingresso da categoria do SAMU/SES no Plano de Cargos e SalárioS do Governo do Estado.

A Rede Alese ouviu os servidores do SAMU Sergipe,  e eles falaram com alegria sobre a importância para a categoria de ter a  incorporação da remuneração variável junto ao salário fixo em um único contracheque. De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Condutores de Ambulância do Estado de Sergipe (Sindconam), Adilson Capote, embora Projeto de Lei  não seja referente a aumento salarial  da categoria, e sim, da junção de salário fixo com a remuneração varável, a aprovação representa para os servidores uma vitória almejada há 13 anos.

Reestrutura do salário

“Há mais de uma décadas que buscamos essa unificação dessas remunerações, até ações trabalhistas já fizemos por conta dessa situação irregular.  Ocorre que recebíamos assim, o salário base era composto de parte sendo estatutário e  a outra parte como celetista. Exemplo, um servidor que ganha  600 reais no salário base, é com esse valor que  ele apresenta para tentar pegar um empréstimo, pois a  remuneração varável, que é o benefício, não entra como salário fixo, base. Isso é complicado, nos prejudica e muito, até desvalorização profissional temos com esse valor isolado no contracheque pois aparece abaixo do salário mínimo”, explicou Capote.

Para a enfermeira Maria Emília Caetano, a junção do salário base com a variável representará ainda a possibilidade de os servidores celetistas concursados do  Serviço de Atendimento Móvel de Urgências do Estado de Sergipe (SAMU/SES) obterem ingresso junto ao governo no processo de Plano de Cargos e Salários, pois eles não tinha essa condição antes da aprovação do Projeto de Lei apresentado pelo Governo de Sergipe, e aprovado pela Assembleia Legislativa nesta última quarta-feira.

Vitória

“Quero agradecer ao secretário da Saúde de Sergipe, doutor Valberto Lima, ao secretário de Estado da Administração de Sergipe, a antiga Seplag, Georgeo Trindade e toda sua equipe, ao governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, e a todos os deputados da Assembleia de Sergipe por terem compreendido a nossa necessidade. Foi uma vitória de mais de 13 anos de luta, conseguimos,  e estamos  muito felizes”, declarou o presidente do sindicato, Adilson Capote.

Foto: Jadilson Simões