Por Kelly Monique Oliveira

Nesta quinta-feira, 28, mais um grupo de servidores da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) realizaram a doação de sangue para completar o estoque do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). A iniciativa faz parte do projeto “A Esperança de Alguém Corre em Nossas Veias”, realizado pelo Departamento de Atenção à Saúde, com o apoio da Diretoria de Comunicação da Casa Legislativa.

A Alese segue com a campanha sem data determinada para finalizar, pois existe uma lista de interessados. Para uma das organizadoras da campanha, a assistente social da Alese, Marjana Fontoura Almeida, incentivar a doação em um espaço que trabalham muitas pessoas e a maioria que nunca doaram é importante. “Estamos organizado uma logística em dias alternados para contemplar mais pessoas, pois o estoque de sangue do Hemose está 50% mais baixo, agora, na pandemia”, destacou.

Segundo informações do Hemose, além de atender a demanda do Hospital de Urgência Governador João Alves Filho (Huse), é distribuído nos principais hospitais regionais localizados nos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana, Lagarto, Propriá, Estância, Nossa Senhora da Glória e demais unidades hospitalares que compõem a rede de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS).

Alguns Requisitos para doação

Ter entre 16 e 69 anos de idade;
Pesar acima de 50 kg;
Apresentar documento com foto, válido em todo o território nacional;

Recomendações

Não estar em jejum;
Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação;
Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores;
Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes à doação
Não ter feito uso de antibióticos em menos de 15  dias

Quem não pode doar

Pessoas com diagnóstico de hepatite após 11 anos de idade;
Mulheres grávidas ou amamentando;
Pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue;
Usuários de drogas;
Pessoas que fizeram tatuagem ou piercing nos últimos 10 meses, em locais não controlados pela Vigilância Sanitária;
Pessoas que se relacionaram sexualmente com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativo, nos últimos 12 meses

Intervalo mínimo entre as doações de sangue

Homens – 2 meses (até quatro doações no período de um ano) e mulheres, 3 meses (até três doações no período de um ano).  Qualquer dúvida pode ser tirada pelo telefone (79) 3255-8000 ou pelo site www.hemose.se.gov.br