Por Stephanie Macêdo
Mais de 20 servidoras da Assembleia Legislativa de Sergipe(Alese) fizeram neste último mês de outubro exames preventivos ao câncer de mama. A iniciativa fez parte da programação da Campanha Outubro Rosa, promovida pela Procuradoria da Mulher da Alese.
Durante todo o mês de outubro, além de promover a Campanha de Doação de Lenços às instituições que acolhem mulheres com câncer, de promover palestras on-line com especialistas da área sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama, e de colorir o prédio da Casa Legislativa na cor rosa a fim de alertar a sociedade sobre o controle da doença, a Procuradoria da Mulher promoveu também o encaminhamento das servidoras da Alese ao Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher – Caism, visando a realização de exames de mamografia.
O outubro Rosa
A cor rosa usada no mês de outubro faz parte de um movimento nomeado “Outubro Rosa”, que visa conscientizar mulheres e homens no mundo todo sobre a prevenção do câncer de mama através do diagnóstico precoce. Tudo começou quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure lançou e distribuiu um laço rosa aos participantes da primeira Corrida pela Cura realizada em Nova York, em 1990 – desde então, promovida anualmente.
Depois disso, o movimento foi tomando força e aumentando, a fim de alertar todo o mundo e estimular a participação da população, de empresas e de entidades na causa. A cor rosa está nas campanhas de várias marcas, na iluminação de monumentos e prédios ao redor do mundo, em roupas, objetos e acessórios.
Foto: Unsplash