Por Stephanie Macêdo – Rede Alese
A livre associação sindical está sendo reivindicada através do Projeto de Lei Estadual(PL) de autoria do deputado estadual Iran Barbosa (PT). O objetivo do projeto é garantir que o servidor público estadual possa se associar ao sindicato sem restrições.
De acordo com texto da justificativa do PL de nº106/2019, “torna-se imperioso que a Casa Legislativa de Sergipe reforce os dispositivos constantes na constituições estadual e federal, e evite qualquer tipo de interpretação equivocada por parte do gestor que estiver no comando do estado de Sergipe, e esse busque restringir a liberdade sindical do servidor público”.
Crime de assédio moral
Texto do PL ressalta ainda que a liberdade sindical é um princípio conferido pelo ordenamento jurídico brasileiro. “É a garantia da efetivação da vontade do trabalhador e optar por contribuir com a organização sindical de sua garantia”.
O artigo 2º do referido PL cita que o constrangimento do servidor público em se filiar ou permanecer filiado constitui crime de assédio moral, se praticado por superior hierárquico.
Foto: Divulgação Pexeles