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Serviço de Ouvidoria fortalece diálogo entre Alese e sergipanos

Criada por meio da Resolução Nº 12/2017, o serviço de Ouvidoria da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) tem por objetivo contribuir na interlocução entre o cidadão e a administração pública, assim fortalecendo o canal de diálogo entre a população sergipana e o Poder Legislativo.

O setor é responsável pela promoção da democracia e a efetividade dos direitos humanos atuando como um mecanismo de exercício da cidadania para a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos à população.

Através da Ouvidoria (setor ligado à Mesa Diretora da Alese), é possível executar as atividades relativas ao recebimento de sugestões, propostas, denúncias, reclamações, pedidos de informações ou esclarecimentos necessários em atendimentos aos cidadãos ou instituições.

Funcionamento

A Ouvidoria está localizada no segundo andar da Escola do Legislativo João de Seixas Dória (Elese). Integram o setor quatro servidores que desenvolvem suas atividades no horário das 8h às 14h. Vale ressaltar que os atendimentos podem ocorrer nas modalidades presenciais e on-line. Em ambiente virtual é necessário acessar o portal pelo endereço eletrônico: www.al.se.gov.br/ouvidoria. Ao ingressar neste espaço, o cidadão deve preencher os questionamentos e aguardar a resposta. Outra forma de acesso é pelo telefone: 79 3216-6878.

“No procedimento padrão para atendimento presencial é necessário que o cidadão traga um formulário que está no espaço digital da Ouvidoria no site da Alese. Ao entregar esse formulário preenchido deve apresentar no setor de Protocolo da Alese ou pode ser entregue aos ouvidores do Poder Legislativo”, explicou a coordenadora técnica administrativa da Ouvidoria da Alese, Nataly Feitosa.

Após uma solicitação chegar ao Poder Legislativo, por meio do sistema de Ouvidoria-Geral, existem prazos legais para seu encaminhamento em respeito aos cidadãos. O processo reconhece o direito dos sergipanos, sem qualquer distinção. Através da escuta é possível garantir o tratamento adequado às demandas apresentadas, utilizando uma linguagem adequada na explicação dos direitos e as formas de procedimento.

História da Ouvidoria no Brasil

O serviço foi introduzido no Brasil no início da década de 90 com a finalidade de estreitar laços, por meio de um contato imediato do cidadão com a instituição pública ou privada. Neste sentido, as pessoas podem iniciar um processo de reivindicação/ atendimento de suas necessidades, pois os setores estão capacitados para receber informações, sugestões, críticas, reclamações, denúncias e elogios, tendo como principal meta a transparência e confiança nos serviços prestados fortalecendo a democracia.

Fotos: Agência de Notícias Alese

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