logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Sertão sergipano recebe sessão itinerante da Assembleia Legislativa

Mais uma Sessão Itinerante da Assembleia Legislativa de Sergipe ocorreu na manhã desta quarta-feira, 25. Desta vez, quem recebe o Poder Legislativo é a cidade de Nossa Senhora da Glória, contemplando todos os municípios do sertão sergipano. A deputada Estadual Ana Lúcia participou da sessão.

Muito representativa, a sessão plenária itinerante contou com a presença de lideranças comunitárias e políticas da região, sindicalistas, estudantes e a população em geral. O pequeno expediente da sessão foi exclusivamente reservado para a participação popular. Diversas lideranças ocuparam o espaço para expor as necessidades das comunidades e cobrar o aprimoramento das políticas públicas na região.

Em sintonia com as necessidades dos sertanejos, Ana Lúcia apresentou dezenas de indicações propondo melhorias e solicitando providências do Governo do Estado para diversas demandas da população da região. As indicações foram lidas e aprovadas durante a sessão.

Ana Lúcia também apresentou, por meio de dados socioeconômicos e educacionais um diagnóstico da população do Alto Sertão sergipano, com ênfase para Nossa Senhora da Glória.

Uma das maiores preocupações registradas pela parlamentar, que é presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Alese é com o alto índice de analfabetismo no Alto Sertão. Ela ressaltou que 42% da população do município de Poço Redondo e 41% da população de Monte Alegre não sabe ler nem escrever. “Nós precisamos ter uma ação conjunta de todos os prefeitos, vereadores, deputados, educadores para superar o problema do analfabetismo, que é altíssimo no sertão sergipano”, propôs.

Outro aspecto destacado em sua análise diz respeito ao papel do servidor público na movimentação econômica da região. Ela demonstrou que 22% do Produto Interno Bruto (PIB) de Sergipe, que é a produção da riqueza material do Estado, deve-se ao servidor público. “Depois do comércio, quem mais contribui com a empregabilidade em Nossa Senhora da Glória é o serviço público. Portanto, o Servidor não pode ser visto como um serviçal de quem está gerenciando qualquer nível de poder, mas como um trabalhador, como um funcionário da população”, apontou a parlamentar.

Porto da Folha

Ana Lúcia dedicou seu discurso em Nossa Senhora da Glória aos professores e professoras de Porto da Folha, que há mais de 30 dias estão em greve. A categoria não recebeu os salários de outubro deste ano e de janeiro de 2012, nem o terço ferial de janeiro e julho de 2015. Os professores também não tiveram o reajuste do piso salarial como garante a legislação e têm de trabalhar em condições insalubres e degradantes. “Em solidariedade aos companheiros e companheiras eu dedico esta fala”, ressaltou.

Violência contra a Mulher

Ao destacar que a sessão especial itinerante ocorreu no Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, Ana Lúcia lembrou aos deputados e aos presentes que Sergipe tem uma data similar: A Lei 7.258/11, de sua autoria, destaca o dia 22 de novembro como o Dia Estadual de Combate e Enfrentamento à Violência contra a Mulher no dia 22 de novembro.

A lei prevê que o Governo do Estado deve promover ações de conscientização e orientação da população sobre as formas de combate à violência de gênero. A data foi escolhida para que não seja esquecido o trágico dia em que Albano Almeida Fonseca assassinou a mãe de sua ex-companheira, uma professora da rede pública, que sofreu violência física, psicológica e sexual em sua própria casa, na capital sergipana.

A urgência de se discutir políticas públicas de enfrentamento à violência e à criminalidade também foi abordada por Ana Lúcia. Para ela, é preciso ir além da visão imediatista e articular ações profundas e a longo prazo. “Precisamos articular as políticas de educação, assistência social e cultura para enfrentar este cenário de violência. Não tem como elevar o nível cultural de uma população sem que a nossa escola seja espaço privilegiado de socialização de todos os bens culturais”, finalizou.

Por Ascom Parlamentar Dep. Ana Lúcia (Débora Melo)
Fotos: Ascom Parlamentar

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo