Sertão: Chico do Correio fala sobre medidas mitigatórias para minimizar os efeitos da seca

Apesar das chuvas que caíram essa semana no sertão sergipano, o índice pluviométrico não favoreceu a média histórica esperada. No total, 21 municípios já declararam estado de emergência por falta d’água em povoados, e demais cidades.

Nossa Senhora da Glória

O município de nossa Senhora da Glória, distante a 126 quilômetros da capital –  maior bacia leiteira do estado, com uma produção diária de 700.000 litros de leite ao dia – está entre os municípios com decreto de Estado de Emergência. Notório, pelo sofrimento do gado,  a  ausência das chuvas prejudica a economia da região.

Segundo o prefeito da cidade de Glória, inclusive, reeleito recentemente, Francisco Carlos Nogueira (Chico do Correio), ressalta planejamento estratégico para minimizar os impactos causados pelo clima da região, desfavorecida pela ausência regular das chuvas.

“Ausência de chuva atinge sobretudo o Sertão. A prefeitura de Glória trabalha em dois caminhos. Primeiro, cuidando da população, onde estamos fazendo a distribuição de água potável, e ainda, para consumo animal. O governo municipal, em  parceria com o Governo Federal, que doou o caminhão-pipa, faz esse trabalho. Além de outros carros-pipas que são locados pelo município”, destaca planejamento.

Ainda, segundo o prefeito, “todos os domingos fazemos mutirão para promover o abastecimento de água para as comunidades, são 40 carradas de água nessa ação”, disse ele.

Estratégia

Aguardando as chuvas de Janeiro, prefeito conta que iniciarão a limpeza das barragens públicas e de tanques. “Quando chover estaremos preparados para armazenar essa água. O Governo do Estado, somado a Defesa Civil, ao Governo Federal, o Exército, e o município, estamos procurando amenizar os impactos da seca, onde Glória entra no quinto ano de Estado de Emergência, é uma união de forças para amenizar o sofrimento do sertanejo, mais precisamente o de  Glória”, frisou Chico do Correio.

Captação de Água

“Há cinco, seis anos, ainda quando vereador, durante  Governo Déda e agora com Jackson Barreto,  sempre lutamos pela instalação de água para o município. Já foram colocados em torno de 90km de rede de água em Glória, em comunidades do interior. E ainda  temos em torno de 60km, esperamos que nesse quatro anos  deixar o município com água encanada para o consumo humano, que também se utiliza para consumo animal”, enfatizou Chico do Correio.

Por Agência de Notícias Alese

Foto: Jadilson Simões