logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Série “O Voto” mostra surgimento dos partidos políticos

Por Kelly Monique Oliveira

No 2º episódio da série “O Voto”, a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), através da TV Alese e redes sociais do órgão, mostra aos cidadãos sergipanos o surgimento dos partidos políticos e que para se candidatar a um cargo eletivo, é preciso estar filiado a um.

De acordo com historiadores, os partidos políticos tiveram registros em meados do século XVII, mas foi na metade do século XIX que eles tomaram mais força com a democratização e abertura política na Europa Ocidental e Estados Unidos.

Para a tomada de decisões governamentais, apenas as classes sociais e econômicas mais elevadas podiam participar das eleições.  Na época, os partidos políticos tinham o objetivo de recolher os votos que funcionavam apenas durante o período eleitoral e que ficaram conhecidos como “O partido dos Notáveis”, por causa das condições financeiras dos participantes.

Com o passar dos anos e a ampliação dos poderes políticos, os partidos passaram a representar a população, ficando conhecidos como “Partidos das Massas”, principalmente, com o surgimento dos partidos dos trabalhadores e partidos socialistas. Hoje, os partidos são instrumentos fundamentais para o exercício da democracia de todo o país.

Foto: Pexels

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo