Série “O Voto” fará retrospectiva da história no Brasil aos dias atuais

Por Kelly Monique Oliveira

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), através da Diretoria de Comunicação Social (DIRCOM), inicia nesta quinta-feira, dia 15, a série de reportagens “O Voto”, levando para os sergipanos uma retrospectiva sobre a história do voto no Brasil, do período colonial aos dias atuais, com curiosidades, transformações e os avanços, sobre quem tinha direito de exercer e os critérios exigidos.

Entre os temas que serão abordados teremos a história das eleições no mundo, o surgimento dos partidos políticos, a primeira eleição no Brasil com participação do eleitor, a urna eletrônica, a mulher e o voto, a primeira deputada estadual de Sergipe, eleições em dois turnos, candidatos a vagas, papel do vereador e do prefeito, ordem e hora de votação, panorama das eleições no Brasil, perfil eleitor sergipano, tipos de voto como os indiretos, censitário, dos analfabetos, dos encarcerados e durante a pandemia.

A série de reportagens será produzida pela equipe de jornalismo do Poder Legislativo. A veiculação ocorrerá durante a programação da TV Alese, canal 5.2 e pelos demais canais de comunicação oficial do órgão como Agência de Notícias, Youtube, Facebook e Instragram, ao longo do mês de outubro.

De acordo com o diretor de Comunicação da Alese, Irineu Fontes, a ideia central da série “O Voto” é não apenas fazer o resgate histórico, mas também conscientizar a sociedade que o voto é um instrumento de legitimação.

“A comunicação da Alese tem o dever de informar as pessoas dos serviços legislativos. E, neste momento de eleição, temos a obrigação de mostrar a importância de votar com consciência e responsabilidade. E agregado a isso, resgataremos e mostraremos que nem todos podiam fazer, que depois a mulher obteve o direito de votar. E ainda mostrar qual é a função da eleição, pois muita gente acha que é somente eleger alguém e não é. Então, esse é o dever da Alese de informar, prestar conta e mostrar para a sociedade que a gente sabe o que está fazendo na legislação”, declarou o diretor Irineu Fontes.