logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Série O Voto conta a origem da Urna Eletrônica no Brasil

Por Stephanie Macêdo

A  Série  “O Voto”, produzida e exibida pelo Sistema de Comunicação da Alese, chega ao seu  9º Episódio nesta terça-feira, 27, abordando a Urna Eletrônica. Veiculada nos canais de comunicação do Poder Legislativo ao longo deste mês de outubro, a série de vídeos conta como se deu  o processo de eleições no Brasil. O objetivo do conteúdo é apresentar a evolução do voto no Brasil, da Colônia até a Nova República, e sua importância para o desenvolvimento da sociedade.

Origem e evolução no Brasil

Em 1996, a Justiça Eleitoral trouxe uma inovação para o processo eleitoral: a urna eletrônica. Trata-se de uma máquina de votação, responsável pelo registro dos votos dos eleitores, cujo surgimento deu-se a partir de pesquisas realizadas pela Justiça Eleitoral.

A finalidade desse projeto eletrônico era garantir celeridade e facilidade ao pleito eleitoral – desde a votação até a apuração – sem olvidar dos requisitos de sigilo, segurança e eficiência.  A 1ª versão da urna eletrônica foi utilizada em 1996 nas 26 capitais das unidades da Federação, com exceção do Distrito Federal, e em 31 municípios com mais de 200.000 eleitores, em observância aos critérios estabelecidos pelo TSE.

Já nas eleições de 1998, a votação eletrônica ocorreu em 537 municípios brasileiros com mais de 40.000 eleitores; contudo, somente no pleito de 2000 é que a votação eletrônica foi utilizada em todos os municípios brasileiros, tendo sido, portanto, completamente informatizada.

De acordo com o Instituto Internacional para a Democracia e a Assistência Social (Idea), uma organização não governamental que estuda eleições e democracia pelo mundo, até 2015, pelo menos 23 países usavam urnas eletrônicas nas eleições gerais e 18 em eleições regionais. Além do Brasil, entre eles estão países de diferentes continentes e realidades sociais, como Estados Unidos, Canadá, México, Argentina, Rússia, Índia, França e Namíbia.

Confira mais esse  interessante episódio da história do voto no Brasil através  da  Tv Alese (canal 5.2)  e pelos demais canais de comunicação oficial da Casa: Agência de Notícias, Youtube, Facebook e Instagram. O jornalista Júnior Ventura, da Agência de Notícia Alese, traz  nesse  novo episódio, o nono da série O Voto, muitas curiosidades acerca do tema. Acesse!

Foto: TSE

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo