logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

“Sergipe tem grande potencial na geração de energia no Brasil”, afirma Zezinho Sobral

Por Assessoria Parlamentar

Na Tribuna da Assembleia Legislativa desta terça-feira, 14, o deputado estadual Zezinho Sobral (Pode) apresentou as ações positivas sobre o desenvolvimento econômico de Sergipe e fez um contraponto das críticas da oposição, destacando o panorama do crescimento para o futuro, com foco da geração de energia e exploração de petróleo e gás.

“Entendemos que há uma crise mundial e nacional. É fato. Mas não podemos ser pessimistas. Sergipe tem energia solar fotovoltaica, energia eólica, energia termoelétrica e energia elétrica. É um estado que se posiciona como grande gerador. Não há desenvolvimento no mundo sem energia. A vinda da Termelétrica para Sergipe se equipara à chegada da Petrobrás, há 50 anos. Sergipe está geograficamente bem situado, tem estrutura e bons atrativos para que pessoas venham de outros estados para residir. Temos a capital da qualidade de vida. Sergipe tem ações positivas para apresentar”, afirmou o líder da bancada governista.

Zezinho Sobral lamentou a crise existente no Brasil, o que vem comprometendo muitas famílias. Em seguida, respondeu ao comentário da oposição sobre os índices de desemprego no estado que, segundo a bancada, se instalou em Sergipe desde o governo de Marcelo Déda em 2007 até 2019. “Participei efetivamente dos primeiros quatro anos do governo Marcelo Déda e trabalhei especificamente na geração de emprego. Em 2010, Sergipe gerou 21 mil novos empregos de carteira assinada. É só consultar o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Chegamos a um percentual de apenas 5.16% de desempregados em Sergipe, o jovem tinha opção de escolha”, recordou o deputado estadual, complementando que “em 2007, tínhamos apenas um hospital, o Huse. Hoje, são seis hospitais regionais (Estância, Propriá, Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro, Nossa Senhora da Glória e Lagarto – que foi federalizado) e atendem quase 45 mil pessoas por mês em Sergipe. Quando observamos que fazemos parte de um projeto vitorioso, ficamos entusiasmados e positivos”, disse.

Ainda na Tribuna, o deputado Zezinho Sobral pontuou que Sergipe se destaca no cenário nacional onde, muito em breve, será a estrela da exploração de petróleo e gás em águas profundas. Segundo ele, será um potencial de desenvolvimento econômico para Sergipe.

“A Petrobras, com o desinvestimento feito no governo de Michel Temer, foi responsável pela não geração de 41 mil novos empregos em Sergipe e isso impactou negativamente. Mas, hoje, temos a retomada dos investimentos da Petrobras para Sergipe. Temos a Termoelétrica trazendo gás para acessar o mercado brasileiro através da importação. Sergipe é o único do Brasil com esse potencial.  Em 2019 e 2020, temos a Centrais Elétricas de Sergipe (Celse) com a Termoelétrica e um porto para trazer gás importado ao custo de 1/3 do que está sendo comercializado no Brasil. O próprio presidente da República, defendido pela bancada de oposição em Sergipe, reconheceu isso”.

Zezinho Sobral reforçou que todo debate com a oposição é positivo e democrático, mas é preciso que as pessoas tenham conhecimento técnico e saibam o que já existe e o que está em fase de instalação para alavancar a economia sergipana e gerar mais empregos.

“Não é correto apresentar propostas que não são de competência do Legislativo e, sim, do Executivo. Isso só gera um debate ideológico. A Alese precisa apresentar propostas de controle, a exemplo do que eu disse a respeito das tarifas que a Vale tem cobrado do Porto de Sergipe, que viabilizam o acesso. Isso tem que ser visto por essa Casa. É uma discussão temática e importante que pode unir a todos em prol do desenvolvimento de nosso estado. Sergipe já demonstra seu potencial para gerar muitos negócios com gás, com petróleo e com energia, recebendo novas empresas. Temos que ter uma visão ampla e propor ações para o desenvolvimento”, enalteceu.

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo