Sergipe recebe o maior encontro da América Latina

Realizada anualmente pela Unale, a Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais (CNLE )chega à sua 20ª edição.  A expectativa  é de receber mais de 1.500 participantes entre deputados, assessores legislativos, estudantes, governadores, senadores, ministros, prefeitos, vereadores, entre outras autoridades, com o maior encontro de parlamentares da América Latina, que será realizado nos próximos  dias 1, 2 e 3 de junho, no campus Farolândia da Universidade Tiradentes (UNIT).
 “Rediscutindo o Brasil” é o tema do  evento que  tem o objetivo de formular uma visão atual sobre o país e o cenário mundial no que diz respeito à economia, reforma política, infraestrutura e logística,  e  contará com a participação de grandes nomes do cenário nacional para palestrar como o ministros Augusto Nardes, Joaquim Barbosa, Dias Toffoli,  e Ronaldo Nogueira. Os convidados debaterão temas como a Governança Pública – O desafio do Brasil, Desenvolvimento e Segurança Jurídica e o Empreendedorismo em Tempos de Manifestações e Crise, além  de representantes de parlamentos estaduais de países da Ásia e das Américas.
De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Luciano Bispo  durante os três dias de evento serão ministradas  palestras, além de reuniões simultâneas à programação principal. “Os temas apresentados no encontro é de fundamental relevância, devido à  atual conjuntura política que estamos vivenciando”, afirmou Bispo concluindo que “contamos com o apoio irrestrito da Unale, bem como dos presidentes das Assembleias dos outros estados do Brasil, para a realização do evento. Me sinto muito feliz,  e com uma responsabilidade grande de mostrar Sergipe para o mundo, através da 20ª CNLE.
 Segundo o tesoureiro  geral da Unale e deputado estadual por Sergipe, Pastor Antônio dos Santos disse que  é um momento histórico para o Brasil, e especial para Sergipe.  Ainda de acordo com o parlamentar na 20ª conferência será lançado um selo que marca o evento juntamente com o histórico de todas as 19 conferências já realizadas. ” Para  nós,  é de extrema importância para o fortalecimento político e estrutural para todos que irão participar”, ressaltou.
Antônio dos Santos disse ainda que o Brasil está vivendo a mais profunda crise da história da república devido a crise econômica, política, social, hiper inflação e resseção.  “O País está precisando se reencontrar com o desenvolvimento, com o crescimento e  com estabilidade. Portanto, o tema Rediscutindo o Brasil é o mais apropriado ao momento”, salientou.
No dia 1, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, discorrerá sobre o tema: Governança Pública – O desafio do Brasil. No dia 2, pela manhã,  ministro émerito Joaquim Barbosa fará sua explanação, na sequencia painel discutindo a conjuntura econômica global com os palestrantes Guilherme Afif Domingos, Gilberto Kassab, deputado federal Laercio Oliveira, Fernando Schuler e João Carlos Paes Mendonça, seguindo a programação no período da tarde, mesa redonda abordando as Perspectivas Políticas e Econômicas – Consequências e oportunidades com os palestrantes Gustavo Loyola e Renato Casagrande, como Mediadora a jornalista Salete Lemos, bem como palestra motivacional com Carlos Hilsdorf. No dia 3,  Desburocratização, Gestão nos Serviços Públicos e o Pacto Federativo será o tema abordado pelos palestrantes Ministro Dias Toffoli, Luciano Barreto, entre outros, em parceria da Unale com o Instituto Legislativo Brasileiro ( ILB – Interlegis) e palestra motivacional com Marcos Rossi.
Por Luciana Botto –  Agência de Notícias Alese