logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Sergipe inicia distribuição de novas doses da vacina contra Covid-19

Por Wênia Bandeira

Foi iniciada nesta segunda-feira, 1, a distribuição das novas doses da vacina contra o novo coronavírus em Sergipe e serão imunizados os idosos de 80 a 89 anos de idade. A deputada Goretti Reis (PSD), integrante da Comissão Nacional de Acompanhamento da Vacinação, criada pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, acompanha de perto todo o processo das etapas de vacinação em Aracaju e nos municípios sergipanos.

“Eu tenho acompanhado, com a coordenação estadual, o trabalho realizado município a município, e a adesão está muito baixa. Eu liguei para alguns, mas informam que no dia da vacina o profissional de saúde não estava no município, por isso estão encontrando estratégias para vacinar. Não dá para abrir a vacina para aplicar em uma só pessoa e perder o resto, cada uma corresponde a doze doses, e há cidades com profissionais atuando em dias diferentes”, falou a deputada.

Além disso, ela explicou que o protocolo vem sendo um problema, mas que está perto de ser resolvido. “Tem a ficha para preencher com documentos pessoais dos profissionais, mas fui informada que estão solucionando isto para que as informações com a quantidade de vacinados seja mais clara”.

Ela ainda falou que começou, na semana passada, uma pressão para que os municípios cheguem ao número necessário de vacinados. Desta forma, ela acredita que os problemas com o avanço da imunização serão resolvidos.

“O Estado tem a obrigação de mandar para os municípios, a partir daí são os municípios que devem agir. Mas se não estão, tem que ter intervenção do Estado para que as coisas andem. E quem tem acima de 90 anos e ainda não foi vacinado, procure a unidade de saúde para que isso aconteça. Eu acredito que vai andar, na semana passada houve muita pressão, conversei com algumas coordenadoras, com isso percebem que estão sendo vistos. Estrutura nós temos, todos os municípios têm salas, tem vacinadores, falta só fazer a vacinação andar”, declarou.

Na semana passada, o Estado recebeu 16.500 doses da Astrazeneca, que começaram a ser distribuídas para os 75 municípios nesta segunda. O total das duas novas remessas soma 25.500 doses do imunobiológico, alcançando um público total de 19.963 pessoas, conforme consta no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. O Estado de Sergipe recebeu as primeiras doses de vacina em janeiro deste ano, num total de 76.680. Com as novas remessas, o total de doses recebidas passou para 102.180. Com a chegada de novas remessas de vacina contra a Covid-19, Sergipe inicia a imunização dos idosos de 80 a 89 anos, na terça-feira, 02.

Foto: Unsplash

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo