Sergipe celebra 204 anos de Emancipação Política

No dia 08 de julho, Sergipe comemora 204 anos de Emancipação Política

A Emancipação Política de Sergipe, celebrada em 8 de julho, marca um ponto crucial na história do estado. Em 1820, Sergipe obteve sua separação política da Bahia, um passo significativo que permitiu ao estado desenvolver sua própria identidade política e administrativa. Este marco histórico é comemorado anualmente, lembrando a luta e a determinação dos sergipanos em buscar autonomia e reconhecimento no cenário nacional.

Presidente Jeferson Andrade enfatiza importância do dia 08 de junho para os sergipanos. Foto: Jadilson Simões- Agência Alese

A independência de Sergipe não foi apenas um ato político, mas um movimento de afirmação cultural e social. Ao longo dos anos, essa conquista permitiu que o estado construísse uma trajetória única, marcada por grandes líderes e momentos decisivos que contribuíram para o desenvolvimento regional. Diante deste cenário de identidade sergipana, na história de Sergipe, o dia 8 de julho significa sua data maior. O país comemora o dia 7 de setembro, a Independência do Brasil de Portugal. No Estado de Sergipe, o dia 08 de julho está diretamente vinculado à Independência de Sergipe da Bahia.

Para o presidente do Poder Legislativo de Sergipe, a Emancipação Política foi fundamental para construção da identidade do povo sergipano.

“Esse dia ficou gravado na história de Sergipe quando D. João VI assinou a Carta Régia, concedendo autonomia política ao estado e permitindo a escolha de seus próprios governantes, rompendo definitivamente com a subordinação à Bahia. Esse ato não apenas simboliza a libertação administrativa, mas também como fato histórico impulsionador da construção da sergipanidade”, declarou Jeferson Andrade.

História da Emancipação Política de Sergipe

Imagem da documentação da Emancipação Politica. Foto: Governo de Sergipe

Há 204 anos, no dia 08 de julho de 1820, os sergipanos receberam do Rei Dom João VI, a Carta Régia decretando a emancipação política de Sergipe do Estado da Bahia. A independência do território sergipano não foi apenas um ato político, mas um movimento de afirmação cultural e social. Ao longo dos anos, essa conquista permitiu que o estado construísse uma trajetória única, marcada por grandes líderes e momentos decisivos que contribuíram para o desenvolvimento regional.

A história da Emancipação está arquivada em cartas, documentos, decretos de lei, mapas, fotografias, jornais, ofícios em museus, institutos, arquivos, principalmente no Rio de Janeiro e em Salvador, primeiras capitais e principais centros administrativos do Brasil colonial. Mas aqui no Estado de Sergipe um local desponta como um dos mais emblemáticos na pesquisa histórica: o Arquivo Público de Sergipe.

Quando se fala em Emancipação Política de Sergipe, uma pacotilha do Fundo Governo chama atenção dos pesquisadores: o volume 2204, onde constam documentos, principalmente ofícios e correspondências do período de 1823 a 1825.

É lá que fica uma raridade datada de 14 de fevereiro de 1823, bastante emblemática para a confirmação da junção entres dois fatos históricos: a Emancipação Política de Sergipe (8 de julho de 1820) e a Independência do Brasil (7 de Setembro de 1822). Vale a pena conferir: o Apes é aberto ao público, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, no expediente administrativo (Sala de Pesquisa, das 8h às 16h). Ele está localizado na Travessa Benjamin Constant, 348, no Centro de Aracaju.

Foto: Arquivo-Governo de Sergipe