logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Seminário debate turismo de base na Elese

Por Wênia Bandeira/Agência de Notícias Alese

Está sendo realizado, nesta sexta-feira, 14, o Seminário sobre Turismo de Base, na Escola do Legislativo (Elese), órgão da Assembleia Legislativa de Sergipe. O evento, de iniciativa da deputada Linda Brasil, segue até as 17 horas.

Representantes de povos quilombolas, ribeirinhos e outros nativos de comunidades participam do encontro. A deputada Linda Brasil destacou a necessidade de realizar este tipo seminário para melhorar a condição de vida das pessoas que moram na região.

Deputada Linda Brasil

“É muito importante a gente discutir esse assunto para fortalecer dentro dos territórios das comunidades tradicionais do nosso estado. Por isso, é necessário ter essa parceria com Instituto Federal de Sergipe que traz esse debate sobre o turismo de base porque a gente precisa incentivar o turismo e o desenvolvimento, mas precisa também respeitar os territórios tradicionais”, falou.

O turismo realizado nestes locais tem a natureza como principal foco. Essa proteção realizada pelos moradores enquanto é feito o trabalho tem ainda a destinação de preservar o meio ambiente de forma sustentável economicamente, segundo explicou a parlamentar.

“A gente pode usar e preservar a nossa natureza fazendo um trabalho conjunto e não como algumas especulações imobiliárias que ocupam esses territórios infringindo as leis ambientais com esse discurso de desenvolver de forma que prejudica o meio ambiente e essas comunidades, que sobrevivem justamente pela preservação desses ambientes”, acrescentou.

Leandro Pel

O coordenador do grupo de trabalho socioambiental do mandato da deputada, Leandro Pel, explicou que estas pessoas são as principais interessadas em manter a qualidade da vida da natureza nestes locais.

“O objetivo é fortalecer os territórios e as comunidades, porque prestam serviço também ao conjunto da sociedade com seu modo de vida que preserva a natureza, já que dependem desses bens naturais”, afirmou.

Além disso, esta é a fonte de renda deste público. “A gente não está falando de qualquer turismo, mas o de base comunitária que é praticado por algumas comunidades tradicionais de Sergipe, que usam como uma forma de complementação de sua renda e de defender os territórios onde vivem, que estão sendo ameaçados por vários tipos de empreendimento. Então é um sistema de defesa do território de povos tradicionais”.

O evento está sendo realizado na Elese, localizada na Praça Fausto Cardoso, no centro da capital Aracaju.

Fotos: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo