logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Seminário debate políticas públicas para primeira infância

Debater os desafios na implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de vida, nos seus múltiplos aspectos: físico, psicossocial, linguístico e jurídico. Este é o objetivo do I Seminário “Primeira Infância: Um ideário em Construção”, que acontece nesta sexta-feira, 08, das 8h às 18h, no auditório do Tribunal de Justiça de Sergipe, localizado na Praça Fausto Cardoso. A realização é da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Sergipe, coordenada pela deputada estadual Ana Lúcia.

“Durante o seminário, especialistas em diversas áreas irão debater o conceito de primeira infância e avaliar de que forma Sergipe e o Brasil avançaram na garantia dos direitos e na promoção de oportunidades para meninos e meninas de zero a seis anos”, explica a deputada Ana Lúcia, ressaltando a necessidade de que as crianças, desde a sua mais terna idade, precisam ser enxergadas pela sociedade como sujeito de direitos e como um indivíduo em processo de formação.

Para isso, o evento irá reunir especialistas das áreas de saúde, educação, psicologia e direito, a exemplo do Dr. Byron Ramos, professor do Departamento de Medicina da UFS e Referência Técnica na área da Criança com Deficiência, na Secretaria Estadual de Saúde e SEDH, e da professora do departamento de Educação da UFS, Ana Maria Lourenço Azevedo. Também estarão presentes Karyna Sposato, professora do Departamento de Direito da UFS; Marcelo Ferreri, professor do Departamento de Psicologia da UFS, além de Sandra Beiju, professora alfabetizadora da Rede estadual e municipal de Educação.

A programação do seminário contará com debates e mesas redondas, mas também apresenta atividades lúdicas, a exemplo de apresentações culturais e uma oficina de contação de história, ministrada pelo professor e historiador Wilton Santos, idealizador do projeto de contação de histórias “Roda de Sinhá”, desenvolvido no município de Estância.

Inscrições e certificados

A atividade irá disponibilizar certificados de 8h, que serão distribuídos ao final do evento. Para participar, é necessário seinscrever previamente. As inscrições podem ser feitas através do endereço eletrônico primeirainfanciasergipe@gmail.com ou diretamente no gabinete da deputada estadual Ana Lúcia, no 4° andar da Assembleia Legislativa. No e-mail, devem conter as seguintes informações: nome completo, profissão e contato telefônico e eletrônico.

Confira a Programação completa:

8h: Credenciamento

8h30 – Apresentação Cultural Reisado Mirim (Grupo Mafuá)

9h – Mesa de Abertura: Deputada Estadual Ana Lúcia

9h15 – Mesa: Os desafios na implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento integral na Primeira Infância nos seus múltiplos aspectos: físico, psicossocial, linguístico e jurídico.

* Profº Dr. Byron Ramos (Departamento de Medicina da UFS e Referência Técnica na área da Criança com Deficiência, na Secretaria Estadual de Saúde e SEDH)

* Profª Dra. Ana Maria Lourenço Azevedo (Departamento de Educação da UFS)

* Profª Dra. Karyna Sposato (Departamento de Direito da UFS)

10h40 – Intervalo  

10h50 às 12h – Debate.

14h – Mesa: Prioridade absoluta e o lúdico: A garantia do brincar  nos aspectos psicológicos e educacionais.

Profº Dr. Marcelo Ferreri (Departamento de Psicologia da UFS)

Profª Mestre Sandra Beiju (Rede estadual e municipal de Educação)

14h40 – Debate

15h30 – Oficina de Contação de História – Prof. Wilton Santos/ Historiador (“Roda de Sinhá”).

16h30 – Debate/ Encerramento.

 

Por Ascom Parlamentar Dep. Ana Lúcia

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo