Por Assessoria
Nesta segunda-feira, 12 de abril, inicia-se a Semana para Sensibilização e Defesa da Educação Inclusiva, e segue até a próxima sexta-feira, 16. A Semana, que tem como tema “Educação inclusiva: do direito à prática”, conta com o apoio e parceria do mandato do deputado estadual Iran Barbosa (PT).
Iran Barbosa é o autor da Lei Nº 8.670/2020, que institui a Semana para Sensibilização e Defesa da Educação Inclusiva, no âmbito do Estado de Sergipe, que deve ocorrer no período no qual recaia o dia 14 de abril, Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva, integrando, inclusive, o Calendário Oficial de Eventos do Estado de Sergipe.
Neste sentido, de acordo com o parlamentar, a Semana para Sensibilização e Defesa da Educação Inclusiva cumpre, justamente, o objetivo de fomentar a reflexão sobre a importância da educação inclusiva; combater a discriminação e a intolerância; e promover o respeito à diversidade.
“A educação inclusiva é um direito constitucional de todos e essa é uma luta que o nosso mandato abraça. O nosso apoio e parceria para a realização desta Semana é um desdobramento para dar efetividade à Lei que conseguimos aprovação na Assembleia Legislativa de Sergipe, que foi resultado de diálogo com entidades voltadas para a defesa da inclusão social e com o então vereador por Aracaju, Lucas Aribé”, explicou Iran, mencionando que a Lei prevê ainda que o Poder Executivo pode promover ações em conjunto com organizações da sociedade civil para realçar a importância da educação inclusiva.
Iniciativas
Aproveitando a proximidade do dia 14 de abril, Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva, o deputado estadual Iran Barbosa (PT) reforçou o compromisso do mandato que representa em defesa de uma sociedade inclusiva.
O parlamentar é autor também da Moção de Apelo nº 22/2020, dirigida ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para que, seguindo recomendação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), sejam inseridas as pessoas com deficiência entre as parcelas da população com prioridade de vacinação contra a Covid-19 dentro do Plano Nacional de Imunização; e da Indicação Nº 113/2020 , que dispões sobre a inclusão das Pessoas com Deficiência no grupo de alto risco em relação à Pandemia, garantindo-lhes todos direitos inerentes a esta inclusão.
“É tarefa de todos nós contribuir com uma sociedade de iguais. A nossa atuação é em busca de uma cidade mais acessível e uma sociedade que crie oportunidades para todos, vinculadas às necessidades de respeito aos direitos das pessoas com deficiência”, afirmou Iran Barbosa.
Sobre a Semana
A Semana para Sensibilização e Defesa da Educação Inclusiva é uma realização do Instituto Lucas e Mariana Aribé de Acessibilidade para a Inclusão Social de Pessoas com Deficiência – Iluminar. São parceiros também, além do mandato do deputado estadual Iran Barbosa, Projeto Aracaju Acessível; mandato da vereadora Ângela Melo (PT); Núpita/UFS; Jack Criações – Consultoria Pedagógica Educacional; Rede de Leitura Inclusiva de Sergipe; ITCLibras e João Batista dos Santos Neto, tradutor e intérprete da Libras.
O evento ocorrerá online e a programação terá início no dia 14 com o Webinário “Educação inclusiva: do direito à prática”, a partir das 19 horas. A conferencista será a profª Drª Maria Teresa Eglér Mantoan (Unicamp/SP). Contará também com uma exposição de livros alusivos ao tema e também das obras do Projeto Educare, com a profª Drª Rita de Cácia Santos Souza (UFS/SE).
Nos dias 15 e 16 serão oferecidas oficinas gratuitas. No dia 15, das 16h às 18h, terá prática de audiodescrição com a professora Rita de Cácia como facilitadora e o jornalista Lucas Aribé como consultor. Já no segundo dia, a oficina ocorrerá das 15h às 18h com a professora Jaqueline de Jesus Carvalho, especialista em Educação Inclusiva, abordando Práticas Inclusivas. A inscrição para participação pode ser feita através do Sigaa/UFS.
Ainda, durante esta semana, a TV Atalaia também exibirá reportagens em seus telejornais.