logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Semana Estadual da Juventude inicia hoje, 12 de agosto

Foi aprovada em 2020, na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), a  Lei Estadual de nº 8.656 de 2020 que celebra a ‘Semana da Juventude e o Dia da Juventude’, na data que estiver inserida o dia 12 de agosto. A Legislação de autoria do deputado Dr Samuel Carvalho (Cidadania) visa promover ações de socialização e cidadania, objetivando a integração da Juventude à comunidade em que a mesma vive.

Promover a conscientização sobre questões que afetam os jovens; Valorizar a importância dos jovens no desenvolvimento social, econômico e cultural;  Incentivar a participação ativa dos jovens na sociedade; Criar espaços de discussão para que os jovens proponham soluções para seus desafios, e ainda,  fortalecer políticas públicas voltadas para a juventude. 

“A Semana da Juventude reforça a importância de valorizarmos os nossos jovens e de prezarmos pelos seus direitos, ofertando acesso à educação, cultura, esporte e lazer. Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida destes jovens com políticas públicas voltadas para a juventude. É vital cuidar das nossas crianças e dos nossos adolescentes, pois eles são o futuro do nosso estado e do nosso país, o amanhã está nas mãos deles”, explica o deputado Dr Samuel Carvalho, autor da Lei. 

A Lei estadual, faz referência a  data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999.  Com o intuito de ser um período de reflexão sobre a inclusão e a contribuição dos jovens na sociedade e a importância deles  futuro do planeta. A Organização das Nações Unidas (ONU) define juventude como a faixa de indivíduos com 15 a 24 anos de idade.

Hoje, de acordo com a (ONU), há 1,8 bilhão de adolescentes e jovens de 10 a 24 anos no mundo inteiro, representando um quarto da população global. Na América Latina e Caribe, são mais de 165 milhões de pessoas na mesma faixa etária.

Dia Nacional da Juventude

No Brasil, a semana que está inserido o dia 12 de agosto entrou para o calendário por meio do Decreto de Lei nº 10.515, em julho de 2002. Uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2023,  aponta que o número de jovens que não estudavam nem estavam ocupados foi de 10,9 milhões em 2022, o que corresponde a 22,3% das pessoas de 15 a 29 anos de idade. Do total, as mulheres de cor ou raça preta ou parda representavam 4,7 milhões (43,3%), enquanto as brancas formavam menos da metade desse montante: 2,2 milhões (20,1%).

Por isso, a data é tão importante, ela serve para homenagear os jovens e destacar o papel importante que eles têm na sociedade, além de dar maior visibilidade aos problemas enfrentados pela juventude, como más condições de vida, educação e saúde de baixa qualidade, desrespeito aos direitos e dificuldade em entrar no mercado de trabalho.

Foto – Agência Brasil

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo