logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Secretário Estadual da Cultura fala na TV Alese sobre o 3º Festival de Artes Cênicas

Em entrevista para a TV Alese, na manhã desta segunda-feira, 27. O Secretário Estadual de Cultura, Irineu Fontes, falou sobre o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo. Na oportunidade, o secretário falou sobre o 3º Festival de Artes Cênicas, que começa hoje, e que tem uma vasta programação cultural na Capital e no interior do Estado.

Segundo o Secretário estadual da cultura, Irineu Fontes, o festival irá trazer espetáculos de dança, de circo e teatro, mais também palestras, oficinas, seminários e wokshops. “O Festival de Artes Cênicas na verdade existe como um festival há três anos, mas não existia o festival de teatro e semana da dança, uma em março e a outra em abril. Nós colocamos o circo, porque hoje é o dia nacional do circo e criamos o festival de artes cênicas que está na sua terceira edição e que começa hoje, às 19 horas, no Teatro Tobias Barreto, com a abertura do espetáculo de Minas Gerais, ‘Danação’, e vai até o dia 30 de abril. Com espetáculos de dança, de circo e teatro, mais também com palestras, oficinas, seminários e wokshops, tudo dentro das artes cênicas”.

Ainda segundo o secretário, a proposta do Festival de Artes Cênicas é atrair o público sergipano a ir ao teatro e a gostar de teatro. “A principal proposta do festival de artes cênicas é atrair o público sergipano a ir ao teatro e a gostar de teatro. Mais além do Teatro Ateneu, Tobias Barreto e Lorival Batista, nós vamos ter espetáculo por exemplo no Espaço de Imbuaça, no Bairro Santo Antônio. Vamos ter também no Espaço Boca de Cena, no Bugio, que é um espaço interessante do Grupo Boca de Cena. Vamos ter no interior, Barra dos Coqueiros, Santo Amaro, São Cristóvão, levando o Mamolengo do Cheiroso no dia oito de abril a Barra do Coqueiros, com o espetáculo de Clemilda, ‘Salco no Salão’. A gente busca o público, busca levar o maior número de espetáculos para as ruas, exatamente para atrair o pessoal que gosta de teatro, que já vai se deliciar. Esse ano a gente exigiu muito da qualidade, não só dos espetáculos locais, mais também dos que foram convidados”.

“A gente têm algumas ações com algumas secretarias do Nordeste, com o projeto chamado ‘Conecção Nordeste’. Então eles mandam espetáculo para a gente e a gente manda para eles. Os espetáculos sergipanos que forem premiados nos festivais de artes cênicas, eles irão viajar no segundo semestre para outros estados, e esses estados mandam espetáculos para a gente. Então a gente vem numa luta constante com todas a entidades, principalmente com a Assembleia Legislativa, que tem seus deputados esse olhar mais profundo com a comunidade sergipana, no investimento da cultura. A gente precisa aumentar o Fundo Estadual de Cultura, e acho que a Alese é uma parceira muito gratificante, muito boa para isso. Então a gente vem conversando com o presidente Luciano Bispo e com vários deputados para a gente pensar em emendas impositivas, com recursos que é constitucional da própria Assembleia para a cultura. Precisamos desse recurso, finalizou o secretário, Irineu Fontes”.

Por Agência de Notícias Alese

Foto: Jadilson Simões

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo