Secretária de Saúde apresenta relatório de atividades na Alese

A secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça, compareceu na sala de comissões da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), na manhã dessa terça-feira (21), para apresentar o relatório de atividades do primeiro quadrimestre de 2016.

Foto: Jorge Henrique

Segundo o documento apresentado, 74,5% das despesas da secretaria foram liquidadas com recursos do Tesouro Estadual e foram recebidos cerca de 1 milhão de reais. “Com isso e com os recursos do Proinvest, liquidamos boa parte das nossas despesas e conseguimos adquirir equipamentos de alta complexidade para melhorar o atendimento à população”, pontuou Conceição.

Oncologia

Um dos principais pontos abordados na explanação, foi sobre o setor de oncologia de Sergipe. “Eu estou muito tranquila com a oncologia do Estado. O ex-secretário Zezinho Sobral foi muito feliz em ter começado a investir nesse ponto e nós damos prioridade para esse setor. Os pacientes são muito bem acolhidos e encaminhados para hotéis, com diárias, transporte e alimentação. A nossa expectativa é acabar com a fila de espera para o exame de mama 3D, até o final de julho/início de agosto”.

Para melhorar o atendimento do setor oncológico, o Hospital especializado em Câncer “Marcelo Deda Chagas” já está com 100% da terraplanagem concluída, atendo a todas as normas. “O edital de licitação já foi lançado e está marcada para amanhã (22/06) a abertura de propostas, para saber qual empresa fará a edificação. A partir disso, a construtora terá 36 meses para concluir a obra”, explicou a secretária de saúde.

Rede Cegonha/Saúde Mulher

Outro ponto amplamente debatido, foi a questão do atendimento materno. De acordo com Conceição Mendonça, o objetivo da Rede Cegonha é a redução da taxa de mortalidade infantil e materna e adoção de boas práticas de atenção ao parto e ao nascimento.

“Já tivemos parecer favorável pelo Ministério da Saúde/FIOCRUZ, para doação dos equipamentos para  a maternidade Santa Isabel e a mesma está em processo de adaptação para implantação dos cuidados progressivos do recém nascido”, disse a secretária.

Conceição Mendonça continuou sua explanação  falando da necessidade de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e agradeceu o convite dos deputados. “Me sinto honrada em estar aqui cumprindo essa obrigação e agradeço o apoio que os deputados estaduais nos dão, que é essencial para o fortalecimento do nosso sistema e para aquisição de recursos. Nossa secretaria está empenhada para atender da melhor forma toda a população sergipana”, afirmou.

A deputada Silvia Fontes (PDT), presidente da Comissão de Saúde, Higiene, Assistência e Previdência Social e autora de pedido de vinda da secretária, disse que a audiência foi fundamental para esclarecer todos os pontos da saúde de Sergipe. “Nós parlamentares estamos sempre muito atentos a esse setor, que é de grande importância para o povo. Então estamos gratos com a vinda de Conceição e esperamos continuar contribuindo para a melhoria do SUS”.

Por Camila Ramos – Agência Alese de Notícias