Por Stephanie Macêdo – Rede Alese
Na videoconferência realizada ontem, 30, pela Assembleia Legislativa de Sergipe com o secretário de Estado da Saúde, Valberto de Oliveira Lima, o deputado estadual Vanderbal Marinho(PSC), que é médico pneumologista, defendeu o isolamento social como estratégia para conter o avanço do novo coronavírus.
Na sua exposição, o deputado ressaltou que apesar de compreender o desgosto de parte da população diante do isolamento social, a medida dos governos foi necessária por questões sanitárias, numa tentativa de conter o alastramento do vírus diante da pandemia.
“É um novo vírus. Ele é agressivo, com alto poder de transmissão. Se propagou nos continentes e está circulando por todos os países. Estamos preocupados e é motivo mesmo. É uma transmissão inédita nessa geração, e traz casos graves, severos, traumáticos, avassaladores, e vem causando muitos óbitos. O coronavírus é letal e perigoso”, declarou Vanderbal Marinho.
Incidência e sobrecarga
O deputado declarou ainda que, ao ter ciência, governo e população, de que não há vacinas e medicamentos específicos para conter o vírus, a única e principal medida para frear a incidência pela COVID-19 é o isolamento. Deputado confessa preocupação quanto a sobrecarga dos hospitais:
“O isolamento vem frear o número de novos casos. Caso venha ocorrer a contaminação simultânea de centenas de pessoas, essa situação provocaria uma sobrecarga nos hospitais, causando assim um colapso no sistema de saúde”, advertiu. Vanderbal lembrou ainda que agentes da Segurança, e principalmente os da Saúde, como maqueiros, enfermeiros e médicos, que estão em contato imediato e na linha de frente com o paciente com o coronavírus, estão sujeitos a contrair o vírus e o lavar para seus familiares.
Pico
“A população tem nos cobrando o cumprimento das medidas restritivas. O pico de contágio está próximo, e muita gente não está atenta para a gravidade da doença. Não há outra medida heroica, o isolamento social é fundamental contra a propagação do vírus e essa medida sendo defendida pela classe médica. Se houver contaminação simultânea, aí chegaremos ao caos”, alertou Valnderbal Marinho.
Secretaria da Saúde
O secretário da Saúde, que também é médico, disse se somar com a preocupação do deputado Vanderbal, e declarou que os governos, do Estado e do Município,vem reforçando a campanha sobre o isolamento social, e destacando a importância de reter avanços do contágio e ainda, esclarecendo duvidas sobre medidas a prevenção.
Secretário explicou ainda que o governo tem avançado nas medidas de controle ao coronavírus, e intensificado ações integradas de vigilância e atenção à Saúde entre as redes de saúde, bem como equipando as unidades de tratamento intensivo com leitos e aparelhos respiradores para atender aos que necessitarem de atendimentos.
Foto: Jadilson Simões