Samuel Carvalho faz apelo por servidores de Socorro e Itaporanga

Por Habacuque Villacorte

O deputado estadual Samuel Carvalho (Cidadania) participou da sessão remota da Assembleia Legislativa, na manhã dessa terça-feira (9), para fazer um apelo aos demais colegas de parlamento que todos se somem a uma revindicação dos servidores públicos dos municípios de Nossa Senhora do Socorro e de Itaporanga.

Segundo o deputado, apesar de os trabalhadores voltarem a ser assistidos pelos serviços que são ofertados pelo Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde), o período de carências foi reiniciado e a grande maioria dos servidores ficará prejudicada.

Essa é uma luta antiga, lá atrás. Ficamos felizes com o governo do Estado acatando nossa indicação sugerindo que ele encaminhar para a Alese um projeto de lei com alterações que garantiam a todos os municípios, independente da certidão negativa, a continuidade do convênio do Ipesaúde. Isso lamentavelmente ocorreu com as prefeituras de Socorro e Itaporanga que ficaram sem certidão junto à Receita Federal”, recordou o deputado.

Samuel Carvalho explicou ainda que, superada essa fase, o problema passou a ser outro. “Infelizmente muitos servidores foram prejudicados porque tiveram que fazer nova adesão ao Ipesaúde e a carência voltou par ao estágio inicial, ou seja, isso é mais um absurdo porque essas pessoas já vinham contribuindo há mais de um ano quando se deu a suspensão. Esse é um apelo que eu faço aos colegas deputados em nome de todos os servidores”.

Em seguida, Samuel Carvalho deu como exemplo os atendimentos para consultas psicológicas e psiquiátricas, em que os servidores passaram a ter carência de 180 dias. “Nós ainda estamos vivendo sob uma pandemia, com muitas pessoas atravessando prolemas psicológicos e para ter acesso a uma simples consulta, o servidor tem que esperar mais seis meses? Se ele já vinha contribuindo há mais de um ano? Temos que buscar alternativas para garantir o acesso a esse direito básico e regularizar essa situação junto ao Estado”.

Outros assuntos

Samuel Carvalho ainda parabenizou a luta do colega deputado Luciano Pimentel (PSB) em defesa dos autistas; ratificou o trabalho dos parlamentares do Cidadania que participaram de uma “caravana” ao lado do senador Alessandro Vieira, visitando o município de Propriá para dialogar e ouvir as demandas dos prefeitos da região; e também para anunciar que se encontra em BSB, onde foi reintegrado ao posto de vice-presidente na Secretaria das Cidades da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais) e parabenizou o trabalho da colega e deputada Goretti Reis (PSD) a frente da Comissão Especial de Vacinação em todo o Brasil também da Unale.

Foto: Joel Luiz