logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Samuel Carvalho alerta para casos de automutilação no País

Por Habacuque Villacorte – Rede Alese

O deputado estadual Samuel Carvalho (Cidadania 23) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde dessa segunda-feira (29), para externar sua preocupação com os casos de automutilação, algo comum entre os jovens nos dias atuais. Segundo ele são mais de 14 milhões jovens se automutilando no Brasil e o governo federal instituiu uma lei, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), para que as escolas notifiquem os conselhos tutelares em casos de suspeita de ocorrências.

O parlamentar lembrou que as mutilações aconteciam, geralmente, nos pulsos, nas coxas e nos braços, mas que agora os jovens estão partindo para outras áreas mais delicadas do corpo, como órgãos genitais, por exemplo. “É uma geração doente, que busca se mutilar para resolver seus problemas pessoais. Em cada rua do seu bairro tem uma pessoa nesta situação. Sergipe é um dos Estados onde, proporcionalmente, mais pessoas morrem vítimas do suicídio”.

Segundo o deputado, em alguns casos, as pessoas se automutilam porque estão depressivas e querem saber o que dói mais, o que machuca mais. O deputado disse que está apresentando um projeto de lei que dispõe sobre a notificação compulsória de casos de auto violência. “Muitas pessoas estão ingerindo chumbinho para morrer! Por problemas emocionais, sentimentais, por conta de relacionamentos familiares. Os valores a estão distorcidos e nossas famílias prejudicadas. Nossos lares precisam ser fortalecidos”.

Maria Mendonça

Em aparte, a também deputada Maria Mendonça (PSDB) não só elogiou a iniciativa de Samuel Carvalho, como revelou que seus assessores já estavam estudando dados sobre esse tema e que ela realizaria uma audiência pública sobre o assunto. “É uma situação gravíssima e não tínhamos conhecimento do que acontecia em nossas escolas e no seio das nossas famílias”.

A deputada ainda acrescentou que requereu a presença da Secretária Nacional da Infância e Adolescência, que estaria em Sergipe e poderia participar do debate. “Ela estará acompanhando a ministra na quinta-feira (2), mas no dia seguinte tem um compromisso no Rio de Janeiro (RJ). Deixamos o evento para outra data oportuna. Queria ouvir dela de que forma o governo pode ajudar a diminuir esses índices preocupantes nos Estados”, disse, chamando os setores da mídia para assumirem uma parcela da responsabilidade em tratar dessa pauta com os adolescentes.

Foto: Jadílson Simões

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo